Meteorologia

Inverno de 2019 em BH deverá ser mais quente que o do último ano

Segundo meteorologista, fenômeno El Niño atua neste ano e deve deixar temperaturas acima da média no outono e inverno

Por Luiz Fernando Motta
Publicado em 07 de maio de 2019 | 10:56
 
 
 
normal

Quem espera ansiosamente pela queda das temperaturas na capital mineira deverá ficar um pouco frustrado com a chegada do inverno em 2019. Isso porque, neste ano, a estação mais fria do ano deve ser mais quente do que em 2018,  devido ao fenômeno El Niño.

De acordo com o meteorologista Heriberto dos Anjos, do instituto GeoClima Soluções Ambientais, o fenômeno climático provoca o aquecimento das águas equatoriais do oceano Pacífico. O El Niño deve atuar até o fim do ano, deixando as temperatutas acima da média na região Sudeste do Brasil ao longo do outono e do inverno.

No entanto, o meteorologista ressalta que nessas duas estações as médias históricas ainda são baixas, caracterizando o período seco da região. "Haverá frio, com as passagens das massa de ar frio polar, mas nada muito rigoroso", explica.

Segundo ele, em BH, os termômetros podem registrar temperaturas mínimas entre 13°C e 15°C, e máximas entre 26°C e 28°C, podendo registrar alguns eventos um pouco abaixo e outros um pouco acima dessas médias ao longo de toda a estação.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!