Preocupação

Já passa de 50 o número de casos de febre maculosa notificados em Contagem

Houve aumento de cinco casos da doença

Por Luiz Fernando Motta
Publicado em 13 de junho de 2019 | 11:20
 
 
 
normal

Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte, já registrou quase 52 casos de febre maculosa, segundo dados divulgados pela prefeitura nesta quinta-feira (13). No último balanço eram 47, ou seja, houve um aumento de cinco casos. 

Desses casos, cinco já foram confirmados em laboratório. Quatro pessoas já morreram em decorrência da doença no município e um paciente está internado, mas sem risco de morrer.

Ações são realizadas em escolas da cidade com o intuito de conscientizar  crianças e adolescentes sobre os perigos do contato com o carrapato e formas de prevenção contra a febre maculosa.

Nesta sexta-feira (14), agentes de zoonoses irão realizar a aplicação de veneno nas casas da rua Primeiro de Maio. A ação ocorre por volta das 9h. Essa será a terceira fase da dedetização. Ao todo serão realizados quatro ciclos. 

A Prefeitura de Contagem pediu que os moradores não hostilizem os carroceiros e nem maltratem os cavalos, porque eles são importantes no combate a infestação do carrapato.

"O banho de carrapaticida elimina os parasitas. O carrapato-estrela adquire a bactéria, causadora da febre maculosa, apenas de capivaras. Cavalos, cães, gatos e aves são hospedeiros do parasita e não amplificadores da doença", complementa a secretaria. 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!