Covid-19

Kalil diz que vetará entrada de ônibus de cidades que afrouxarem isolamento

Prefeito de BH chegou a anunciar veto à entrada de coletivos de Lagoa Santa, mas liberou após chefe do Executivo da cidade da região metropolitana rever decreto que permitia abertura do comércio

Por Lucas Morais
Publicado em 06 de abril de 2020 | 14:52
 
 
 
normal

Durante entrevista coletiva nesta tarde, o prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD), anunciou mais uma nova medida para controlar a propagação do coronavírus na capital mineira: todas as cidades do interior do estado e da região metropolitana que afrouxarem as regras de isolamento social, como a permissão para a abertura dos comércios, terão a entrada de ônibus com origens dos municípios vetadas. Os detalhes ainda estão em estudo pelo BHTrans. 

"Todas as cidades liberadas por decreto estão restringidas a entrar em Belo Horizonte, como não precisou ser feito com Lagoa Santa. Foi uma medida de proteção a eles e não é segregação. Se [o prefeito local] não tiver capacidade de proteger, nós vamos. Já tem uma ou duas cidades que fizeram, teve até renúncia de prefeito. O que não vai acontecer é única e exclusivamente só o povo de Belo Horizonte obedecer a OMS [Organização Mundial de Saúde] e o Ministério da Saúde", detalhou.

Na última semana, a prefeitura de Lagoa Santa, na Grande BH, chegou a anunciar a reabertura de todo o comércio local, mas voltou atrás da decisão após Kalil proibir a entrada de ônibus do transporte público que saíram da cidade.

Conforme o prefeito de BH, a proibição do embarque e desembarque dos ônibus dessas cidades já está acordada com o Governo de Minas Gerais e a Polícia Militar. No interior do Estado, cidades como Coronel Fabriciano, no Vale do Aço, Caratinga, na Zona da Mata, e Inhapim, no Vale do Rio Doce, chegaram a anunciar o fim das medidas de restrição aos comércios e serviços.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!