Auxílio emergencial

Mais de 5.600 pessoas já tentaram regularizar CPF, diz Receita

Parte da população que solicitou ajuda de R$ 600 está com o documento irregular por divergências cadastrais; após filas nas agências, órgão recomenda uso dos canais digitais

Por Lucas Morais
Publicado em 13 de abril de 2020 | 18:37
 
 
 
normal

Desde a última semana, filas que dobravam os quarteirões começaram a se formar nas agências da Receita Federal em Minas Gerais. O principal motivo: necessidade de regularizar o CPF para receber o auxílio emergencial de R$ 600 do governo federal – ao todo, mais de 5,6 mil pessoas já fizeram a solicitação no Estado. E com tantas aglomerações, o que contraria as recomendações do Ministério da Saúde para evitar a propagação do coronavírus no país, o órgão pede que a população use os canais de atendimento remoto.

Benefício pago aos trabalhadores informais e microempreendedores individuais afetados pela pandemia e a paralisação de diversas atividades econômicas, o auxílio exige, no momento da solicitação, que todos os dados cadastrais estejam regularizados junto à Receita. Porém, muitas pessoas foram pegas de surpresa. É o caso do autônomo José Ambrósio, de 65 anos.

Dono de um pequeno comércio de bebidas na garagem de casa no bairro Kennedy, em Contagem, região metropolitana de Belo Horizonte, José Ambrósio viu o faturamento do negócio cair drasticamente com o isolamento social. "Preciso urgente do dinheiro do auxílio, até porque vou fazer um procedimento hospitalar e usá-lo", afirma. 

E sem conseguir finalizar o cadastro e com dificuldades de usar as plataformas digitais, ele, que não conseguiu finalizar o cadastro no site da Caixa, ainda não sabe como vai regularizar o documento. "Eu ia hoje em uma agência, mas depois pensei melhor. Faço parte do grupo de risco e a minha imunidade já está baixa", afirma.

Primeiro passo

Já a Receita Federal informou, por nota, que todos que não conseguiram fazer o cadastramento para o auxílio emergencial devido ao CPF, devem acessar novamente o aplicativo ou o site da Caixa e fazer a solicitação. Conforme o órgão, na última quarta-feira (9) os documentos suspensos por pendências eleitorais foram regularizados automaticamente, já que os cartórios seguem fechados devido à pandemia do coronavírus. A expectativa é que todo o sistema estivesse atualizado em três dias.

Caso a irregularidade persista, a orientação é utilizar o formulário eletrônico para alteração dos dados cadastrais na página da Receita, disponibilizado aqui. Há ainda o Chat eletrônico do órgão, que pode ser acessado em: receita.economia.gov.br/contato/chat.

Para os casos em que não for possível fazer a mudança pelo site, o órgão ainda disponibilizou o e-mail atendimentorfb.06@rfb.gov.br. Com isso, o solicitante consegue enviar todos os documentos necessários para corrigir a situação no sistema federal e, assim, não precisar se dirigir até uma agência.

De acordo com a Receita Federal em Minas Gerais, mais de 30 servidores atuam para "atender a todos os pedidos o mais rapidamente possível" via e-mail. Sobre o atendimento presencial, o órgão enfatiza que é realizado só nos casos excepcionais devido ao isolamento social e, por isso, "deve ser dada prioridade ao uso dos canais de atendimento remoto e da caixa corporativa para maior segurança dos cidadãos e dos atendentes", finaliza.

 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!