Transporte Público

Mais ônibus: MP analisa pedido da Abrasel para que BH amplie horários de viagens

Associação que representa os bares e restaurantes alega que a quantidade de veículos em circulação é insuficiente para atender os funcionários do setor e os clientes

Por Renata Evangelista
Publicado em 29 de julho de 2021 | 20:19
 
 
 
normal

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) informou que recebeu nesta quinta-feira (29) a representação feita pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) com pedido de ampliação dos horários de ônibus em Belo Horizonte. A entidade que representa os estabelecimentos alega que os coletivos em circulação após as flexibilizações autorizadas pela prefeitura são insuficientes, principalmente no período noturno. 

"Cada vez que passa, a questão do transporte público torna-se mais urgente. Hoje, 70% dos funcionários dos bares e restaurantes são do sexo feminino, e grande parte mora na região metropolitana. Dependendo do horário, esse trabalhador encontra a estação fechada e não consegue se locomover por BH ou para cidades vizinhas", explicou o presidente da Abrasel-MG, Matheus Daniel.

A falta de ônibus, conforme ele, prejudica diretamente o comércio da capital. Em nota, o MPMG declarou que o caso está sob responsabilidade da 14ª Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor. "E será analisada pelo promotor para as providências cabíveis", ressaltou.

Responsável pelo transporte do município, a BHTrans determinou que o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros (Setra-BH) faça o acréscimo imediato de viagens nas linhas que rodam pela capital entre os horários de 23h e 1h. "Com a ampliação do horário de funcionamento do comércio e dos bares e restaurantes, anunciada pela Prefeitura de Belo Horizonte, a medida pretende atender os trabalhadores de bares e lojas de conveniência e também a população que necessita do transporte coletivo após as 23h", pontuou a empresa.

Procurado, o Setra não se manifestou até a publicação da matéria A Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra-MG), encarregada de administrar o transporte entre os municípios mineiros, também não se posicionou sobre a oferta de mais ônibus para circular pela Grande BH.

Desde esta quinta-feira, os bares e restaurantes de BH estão funcionando até as 23h. Anteriormente, a permissão era até as 22h.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!