Sustentabilidade e economia

Materiais apreendidos pela Receita Federal serão reaproveitados pelo Cefet-MG

A parceria que já ocorre no CEFET-MG Varginha será ampliada para as demais unidade do Estado; projeto será formalizado em março

Por O Tempo
Publicado em 01 de março de 2023 | 10:04
 
 
 
normal

Materiais e equipamentos apreendidos pela Receita Federal serão reutilizados por estudantes dos laboratórios de todos os campi do CEFET-MG. A iniciativa faz parte do projeto "Além do Horizonte", que teve início no CEFET-MG Varginha e que será ampliada para as demais cidades do Estado. A parceria, além do fomento a rede de ensino, poderá reduzir os gastos públicos, promovendo a economia dos recursos dos contribuintes.

“Anteriormente, era necessário usar recurso público para contratar empresas para destruir esse material apreendido. Com essa parceria, em formato ganha-ganha, há economia desse dinheiro e reaproveitamento de um material que viraria lixo e poluiria o meio ambiente”, destaca o superintendente da 6ª Região Fiscal da Receita Federal do Brasil, Michel Teodoro. 

A ampliação do projeto foi definida em uma reunião que contou com a presença do superintendente da Receita Federal e do diretor-geral do CEFET-MG, professor Flávio Santos. A formalização da parceria deverá ocorrer no mês de março, assim como o alinhamento das ações em todo o Estado.

A história do projeto

O projeto "Além do Horizonte" foi criado com o objetivo de dar novo destino às TVs Box apreendidas em operações da Receita Federal. A intenção foi transformá-las em minicomputadores e doá-las para escolas públicas. Desde o início do projeto, só o campus Varginha entregou, até o momento, 2.920 aparelhos a 43 prefeituras.

“A ideia do projeto ‘Além do Horizonte’ é dar um melhor destino a materiais apreendidos pela Receita, possibilitando gerar benefícios à sociedade, pois antes eles eram destruídos”, avalia o diretor do campus Varginha, professor André Monticeli, que também indica que a parceria tem gerado resultados para a sociedade e para o meio ambiente. 

Em setembro de 2022, o projeto foi ampliado e os dispositivos ilegais apreendidos pela Receita Federal agora também são objeto de pesquisa em Interface Homem-Máquina. A IHM é um dispositivo que permite a interação direta entre o usuário e o controlador de um dado processo. Em 2023, as IHMs serão utilizadas por alunos dos cursos técnicos do campus Varginha para o desenvolvimento de Sistemas Supervisórios.

 

 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!