Uma pediatra do Hospital Belo Horizonte, que fica na região Noroeste da capital mineira, receitou 850 ml de água por dia para uma criança de 3 anos que estava com um quadro de vômito e diarreia devido a uma gastroenterite viral, doença que só foi diagnosticada depois da família da menina levá-la a outra unidade de saúde. O caso aconteceu no último domingo (18), após dois dias dos sintomas e a menina estar apática.
A reportagem de O TEMPO conversou nesta terça-feira (20) com Natasha Rocha, de 31 anos, que é tia e madrinha da garotinha. Ela conta que a criança começou a passar mal na madrugada de sábado (17), apresentando náuseas, vômito e diarreia.
"Ela passou o fim de semana bem quietinha, não se alimentou e bebendo poucos goles de água e leite materno, mas sem febre. No domingo ela tava bem apática e resolvemos levar para o Hospital Belo Horizonte. Chegamos por volta de 18h e, após a triagem, conseguimos atendimento 4h depois", detalha.
Foi então que a médica teria dito, após a consulta, que a criança não precisaria de nenhum exame, pois só estava desidradata, e que precisava de água e dipirona em caso de dor. "Ela teve a coragem de mandar a receita só com água. Minha irmã e nossa mãe pediram para ela fazer exames e a pediatra disse que faria no máximo de urina, pois a minha sobrinha estava pedindo muito para urinar e suspeitávamos de infecção", contou a tia.
Após o resultado do exame, a médica teria afirmado que houve uma pequena alteração, mas que seria apenas por má higienização das partes íntimas.
"Saímos de lá indignadas, mas, na segunda-feira (19), ela piorou e precisamos levá-la para outro hospital, no Barreiro. Lá ela foi atendida super rápido, colocaram ela no soro com medicação e passaram uma série de medicamentos, para reposição da flora intestinal e outras coisas. Ela já saiu de lá com uma cor nos lábios, mais tranquila e menos queixosa. Por isso resolvemos denunciar, para que isso não aconteça com mais ninguém", finalizou Natasha.
O que diz o Hospital Belo Horizonte
Em nota, o Hospital Belo Horizonte informou ter tomado conhecimento do caso e que está "empenhado em esclarecer, ao responsável do paciente, os procedimentos adotados, com base nas obrigações legais e no sigilo médico".
"Ressaltamos que fomos notificados formalmente pelo familiar através do Site Institucional, ontem à noite, às 22h14, após a divulgação da reportagem. O Hospital está em contato com o responsável do paciente para prestar esclarecimento, pautado no seu compromisso com a humanização e ética nas relações", prossegue a nota.
"Reiteramos que o Hospital Belo Horizonte preza pela segurança do paciente e pela qualidade do serviço prestado e está em constante aprimoramento dos processos", completa o posicionamento.