O sonho da pequena Maria Nicole, de 6 anos, de conhecer um cachorro foi realizado nesse fim de semana em Uberaba, no Triângulo Mineiro. Desde os 7 meses ela mora no hospital escola da cidade e só tinha visto o animal até então por meio de computador.
A professora adjunta do departamento de pediatria da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), Jussara Silva Lima, explicou que a menina sofre de Atrofia Muscular Espinhal, uma doença degenerativa que fez com que ela perdesse os movimentos do pescoço para baixo e precisasse de ajuda de um aparelho para respirar.
"Ela tem uma inteligência normal. Ao visualizar um cachorro em seu laptop junto com a sua mãe, ela demonstrou muito interesse em conhecer o animal", contou a médica.
Segundo Jussara, esse projeto foi implementado pela Liga de Cuidados Paliativos em Pediatria da UFTM e o objetivo é levar os cães para conhecer algumas crianças que moram na unidade de saúde.
"No caso da Maria Nicole, a ideia era fazê-la experimentar sensações, não foi nem tanto para a melhora da doença, que neste caso não terá evolução, mas para levar alegria a ela", explicou.
A intenção agora é estender o projeto a outras crianças, que inclusive podem ter melhora dos quadros a partir de contatos com os animais.
A realização do sonho da menina foi feita em parceria com o Corpo de Bombeiros, que dedicou um tempo a treinar o cão para o contato com as crianças.