Nova fase da pandemia

Minas Consciente abandona esquema de ondas com restrições automáticas

A partir de agora, governo vai agir pontualmente em caso de aumento de incidência da Covid-19

Por Rômulo Almeida
Publicado em 25 de fevereiro de 2022 | 11:40
 
 
 
normal

O programa Minas Consciente vai deixar de adotar o esquema de ondas a partir desta semana. O governo do Estado passa a interferir nas regiões pontualmente em caso de aumento de incidência de Covid-19. A nova diretriz foi informada pelo secretário estadual de Saúde, Fábio Bacheretti, em entrevista coletiva na manhã desta sexta-feira (25). 

"As ondas vão perder sua relevância. Lembrando que vamos completar seis meses de onda verde. Não mudamos a onda do Estado com a ômicron, nem tivemos momento de falta de leitos. O acompanhamento agora vai ser pontual", diz o chefe da Saúde. 

Bacheretti explica que não haverá mais restrições automáticas como no modelo que vigorou desde o início da pandemia. "Caso seja necessário, por exemplo em caso de surto em uma região específica, a gente passa a ter um tipo de restrição, mas não será mais automática. Não é a expectativa, de forma sincera, a gente não espera viver o que já vivemos", projeta. 

O governo vai avaliar índices como a média móvel de casos e o número de pacientes aguardando um leito. A partir desses indicadores, serão determinadas ações pontuais, quando necessário. 

 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!