Sarampo

Minas pode chegar a pelo menos dez casos de sarampo em 2019

Em uma semana, registros da doença aumentaram 18% no país

Por Mariana Nogueira
Publicado em 05 de setembro de 2019 | 03:00
 
 
 
normal

Uma confirmação de contágio por sarampo em um adolescente de 16 anos em Juiz de Fora, na Zona da Mata, ontem, elevou para cinco os casos da doença no Estado neste ano. Em uma semana, no Brasil, os registros aumentaram em 18%, segundo dados divulgados ontem pelo Ministério da Saúde. Em Minas Gerais, são pelo menos 78 suspeitas em investigação, sendo 44 delas em Belo Horizonte, que teve dois casos confirmados. Ontem, o Pronto-Atendimento Infantil do Hospital Vila da Serra, em Nova Lima, na região metropolitana, teve que ser fechado devido a uma suspeita. 
Apesar de dados tão alarmantes, levantamento da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) aponta que 3,9 milhões de pessoas não foram vacinadas com uma dose contra o sarampo no Estado, e 5 milhões não receberam a segunda.

Dos 78 casos em investigação em Minas, cinco devem ser confirmados, de acordo com a SES-MG. Eles se tratam de moradores de Viçosa, Uberlândia, Passos, Itaúna e de um homem de São Paulo, atendido em BH. O caso de Juiz de Fora ainda não foi confirmado pela pasta, apenas pelo município, que investiga se uma criança de 1 ano e 9 meses também pegou a doença. Os dois menores não tomaram a segunda dose da vacina.

Os outros confirmados são de um italiano morador de Betim, que visitou a Croácia e a Itália; de um jovem de 25 anos, morador de Contagem, que esteve em Pernambuco; uma criança de 1 ano, de BH; e uma adolescente de 13, também da capital, que esteve na Bahia.

O aumento no número de casos tem encorajado a população a buscar os postos de saúde atrás da imunização. “Meu filho de 2 anos já havia sido, e fomos vacinar minha filha de 7 meses. Como eu e meu marido não lembrávamos (se tínhamos tomado as duas doses), tomamos”, contou a bancária Juliana Matosinhos, 39. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde de BH e a SES-MG, tanto a capital como o restante do Estado têm estoque suficiente de vacina.

O foco da vacinação está nas crianças, segundo o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Wanderson Oliveira. Em Minas, 130 mil bebês com idades entre 6 e 11 meses devem receber a dose extra. “Toda a comunidade internacional está preocupada com o sarampo, que tem se espalhado”, alertou. 

Onde ir. Em Minas Gerais, a vacina contra o sarampo está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Em BH, todos os 152 centros de saúde atendem das 9h às 17h.

Ainda tem dúvidas sobre prevenção?

O que é o sarampo? É uma doença infecciosa que pode matar, causada por vírus.
Como é transmitido? Quando o doente tosse, fala, espirra ou respira próximo de outras pessoas.
Quais os sintomas? Febre acompanhada de tosse, irritação nos olhos, nariz escorrendo ou entupido e mal-estar intenso. Podem aparecer sinais manchas vermelhas no rosto e atrás das orelhas – que se espalham pelo corpo em seguida. Após o surgimento das manchas, a persistência da febre é sinal de alerta e pode indicar gravidade, principalmente em menores de 5 anos.
Como prevenir? A única maneira é pela vacina.
Quem deve se vacinar? Todos com até 49 anos. Quem tem entre 1 ano e 29 anos precisa ter tomado as duas doses. Pessoas com idade entre 30 a 49 anos precisam de apenas uma dose da vacina.
Quando as crianças devem se vacinar? A primeira dose é dada com até 1 ano. A segunda e última, aos 15 meses. Com o aumento dos casos da doença, o Ministério da Saúde recomenda que bebês de 6 meses a 1 ano tomem a “dose zero”, uma dose extra, considerada uma proteção adicional.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!