SUS

Minas ultrapassa 90% de taxa de ocupação dos leitos de UTI e bate novo recorde

Das 14 macrorregiões do Estado, quatro já atingiram 100% da capacidade; enfermaria está em 75,70%

Por Gabriel Moraes
Publicado em 23 de junho de 2020 | 19:04
 
 
 
normal

O número de pacientes internados no sistema público de saúde em Minas Gerais vem crescendo praticamente no mesmo ritmo de casos confirmados de coronavírus. O Estado ultrapassou nesta terça-feira (23), pela primeira vez desde o início da pandemia, 90% de taxa de ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Internsiva (UTI).

Segundo a Secretaria de Estado de Saúde (SES), neste momento, nos leitos disponíveis da rede SUS, há 2.631 pacientes internados (90,66%). Ao todo, 475 pacientes com confirmação ou suspeita de Covid-19 estão nesses locais, ocupando 16,37% deles.

Das 14 macrorregiões do Estado, quatro já atingiram 100% dessa ocupação: Vale do Aço, Triângulo do Norte, Leste e Nordeste. No Sudeste essa taxa está acima dos 90%.

Com relação aos leitos de enfermaria, a taxa de ocupação já atinge 75,70%, de acordo com dados da SES. Dos 9.201 doentes internados, 1.338 tem suspeita ou diagnóstico de Covid-19, ocupando 11,01% das unidades disponíveis no sistema público do Estado.

Das 14 macrorregiões, Centro e Triângulo do Norte atingiram a capacidade máxima. Entre as demais, a taxa está abaixo de 70%.

BH

Após atingir 86% de taxa de ocupação dos leitos de UTI, o Conselho Municipal de Saúde (CMSBH) pediu que o governo do Estado abra imediatamente o hospital de campanha do Expominas, que conta com 768 leitos exclusivos para atender pacientes com suspeita ou confirmação de coronavírus, mas ainda não foi utilizada.

Em nota, a SES informou que o local foi estruturado como uma reserva técnica, ou seja, para evitar a saturação do sistema de saúde de Minas Gerais em razão da pandemia da Covid-19, e os leitos só serão ativados de acordo com a demanda, o que não aconteceu até o momento.

Casos

Conforme o boletim epidemiológico divulgado nesta terça pela SES, Minas tem 29.897 casos confirmados de coronavírus e 720 óbitos devido a doença. Já a capital mineira registou 4.667 infectados pelo novo coronavírus e 96 mortes, de acordo com informe municipal.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!