Entre os moradores que estão desabrigados em Raposos, na região metropolitana de Belo Horizonte, após a chuva da última sexta-feira (24), a família do aposentado Antônio Carlos Ernesto, de 64 anos, foi uma das que precisaram sair de casa às pressas, apenas com a roupa do corpo. Nesta segunda-feira (27), eles voltaram ao imóvel na rua Sergipe, no bairro Várzea do Sítio – um dos mais afetados.
"Começou a chover por volta das 2h, e a rua começou a ficar cheia de água e foi a maior correria. A gente preocupa mais com a documentação, pegamos as crianças, os idosos e fomos para o abrigo. Na minha casa estavam 11 pessoas, entre crianças com idades entre 4 e 1 ano", explicou.
Os moradores da rua só puderem voltar para casa depois que o nível da água baixou. "A água chegou chegou a atingir o telhado e quando chegamos só tinha lama. Só aproveitamos a vida, que é o mais importante, minha casa está vazia, perdemos tudo", contou.
Segundo ele, os familiares conseguiram fazer a limpeza dentro de casa, mas aguardam as máquinas da prefeitura para que o lixo seja recolhido. Posteriormente, a Defesa Civil deve fazer mais uma vistoria nas residências para avaliar a possibilidade das famílias voltarem para casa.
"A gente corre atrás dos bens materiais. Graças a Deus ninguém morreu", finalizou.