Depois de um sábado (25) de angústia e medo em Barão de Cocais, na região Central de Minas, diante da previsão de rompimento da barragem Sul Superior da Vale, o domingo (26) amanheceu ensolarado e com uma brisa fresca que acalmou os ânimos dos moradores. E que os anjos digam amém! E anjos não faltaram na celebração da missa das crianças, na Igreja Matriz de São João Batista.
O santuário, de 1746, com obras de Aleijadinho e do Mestre Ataíde, recebeu 14 crianças vestidas de anjo para coroar Nossa Senhora, a mais nova de apenas 4 anos.
A celebração serviu para trazer de volta o sorriso e serenidade no semblante das meninas. Emanuele, de 8 anos, conta que tem vivido um pesadelo nos últimos dias, assim como os seus pais.
"Sonhei que a barragem estourou e a lama entrou lá em casa. Eu tive até que dormir com a minha mãe ", contou a menina. "Meus pais também estão muito preocupados e não dormem."
A dona de casa Viviane Aparecida Pinto, de 29, foi à missa prestigiar a filha Raniely, de 9, que participou da homenagem a Nossa Senhora.
Mesmo estando em um lugar sagrado, a mãe conta que não conseguiu aliviar sua angústia.
"A gente vem preocupada para a igreja e volta para casa preocupada. Para nós, é um tormento, não apenas para o pessoal do Socorro, mas para a cidade toda. É esse clima ruim, né?", lamentou.
"É uma preocupação de toda a população, dos mais velhos aos mais novos ", disse.
A catadora de recicláveis Ronilda do Carmo Lucas de Carvalho, de 38 anos, ajudou na coordenação da coroação. Ela explica que a homenagem acontece todo mês de maio, que é o mês de Maria e de todas as mães.
"Muitas crianças estão assustadas e muitas mães não queriam que elas participassem da coroação. Até eu mesma estava com medo. A Igreja fica muito perto do rio, por onde a lama pode descer", disse Ronilda.
Segundo ela, este ano a quantidade de fiéis na celebração foi menor. "Se Deus quiser, vamos voltar a ter paz. A gente não pode perder a fé em Deus", disse ela. "Nada vai nos atingir aqui em Barão de Cocais. Deus é a proteção de todos."