Foi a várias mãos, entre crianças, adolescentes e adultos em condição de rua, que o chefe de cozinha Américo Piacenza, da Cantina Piacenza, e o projeto Banho de Amor, distribuíram gratuitamente na noite desta terça-feira (30) mais de 150 pratos de um inusitado macarrão italiano, o penne com ragu de copa lombo, na praça do Peixe, no bairro Lagoinha, na região Noroeste da capital. Moradores também receberam roupas novas e banho na rua.
  
“O nosso projeto tem a ver com a festa. A intenção é melhorar, ter uma visão de futuro diferente. É ocupação. Ocupar o espaço público, ressignificar a cidade e, de alguma forma, tentar ver a cidade de uma forma diferente. A partir do momento em que a gente ocupa a cidade, a gente muda ela”, comentou Piacenza. A ação faz parte do Sopa de Pedra, que acontece uma vez por mês nas ruas da capital. 

Além de experimentarem o prato italiano, os moradores de rua também puderam tomar banho em um banheiro itinerante, cortar o cabelo, fazer massagem e receber atendimentos diversos de saúde e estética por parte da Banho de Amor, que uma vez por semana ocupa uma praça da cidade levando assistência aos moradores de rua. “Nem sempre são pessoas da rua, às vezes elas só estão na rua. Tem dois anos e meio que a gente faz esse projeto e a gente percebe uma mudança significativa na vida deles. Eles melhoram a dignidade e conseguem ter outro estilo de vida. É transformador o que a gente vive quando começa a se doar pelo outro”, afirmou uma das coordenadoras do projeto, Patrícia Chausson.

Para acompanhar os trabalhos dos projetos acompanhe os perfis no instagram @sopa_de_pedra_bh e @banhodeamorbh.