Moradores do bairro Ribeiro de Abreu, na região Norte de Belo Horizonte, fizeram um protesto pacífico nesta terça-feira (30) e deram um abraço simbólico no Centro de Saúde MG-20, que mudou de endereço e ficou “mais longe”, na avaliação da população local.
Segundo a líder comunitária Viviane Pedrosa, 50, o ato não é contra a nova infraestrutura, mas sim contra a desativação do antigo endereço, que poderia ter sido aproveitado como um anexo. “Era só ter ampliado e reformado”, destaca ao afirmar que na série de reuniões com o executivo municipal, os moradores eram contra a desativação do antigo endereço.
De acordo com a prefeitura de Belo Horizonte, o atendimento à população na nova sede do centro de saúde está previsto para começar nesta quarta-feira, 1º de dezembro. O novo endereço é rua Padre Argemiro Moreira, número 11.900, bairro Maria Teresa.
“Concordamos com a obra, ela ficou perfeita. Ainda assim, nós não nos sentimos contemplados”. Segundo Pedrosa, que mora no bairro desde 1976, ao ficar em um ponto estratégico e central do bairro, o acesso ao centro de saúde, que tem mais de 20 anos, era mais fácil para às sete comunidades do entorno.
“A nova sede fica a 3km de distância do anterior”, descreve, “no limite de Belo Horizonte com a cidade de Santa Luzia, o que torna o deslocamento da população mais difícil”, frisa.
O deslocamento antes a pé, agora é por por ônibus
Viviane Pedrosa explica que a prefeitura de Belo Horizonte criou nos últimos dias a sublinha “715 Monte Azul Via Centro”, cuja tarifa é de R$3,15, para atender a nova localização. “Os horários dessa nova linha estão muito ruins”, criticou.
“Tem gente que não tem nem comida direito, como é que vai arrumar dinheiro para pegar ônibus para ir par ao Centro de Saúde”, questiona Viviane Pedrosa ao cobrar que – diante da alteração - o preço da passagem deveria ter, ao menos, valor social de R$1,00.
Procurada, a BHTrans informou que criou a linha para atender ao novo endereço do Centro de Saúde, porém o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros (SetraBH) não colocou a linha em operação.
Questionado sobre o problema com a linha de ônibus, o SetraBH informou, também por meio de nota, que que irá "levantar, junto à empresa operadora, os motivos da linha não estar operando".
Por meio de nota, a prefeitura de Belo Horizonte informou que “a nova estrutura faz parte do pacote de obras da Prefeitura que prevê a reconstrução de 40 centros de saúde, uma Central de Material Esterilizado e um laboratório central, por meio de Parceria Público Privada (PPP)”. Em relação ao transporte público, a PBH comunicou que foi solicitado à BHtrans a alteração do trajeto da linha de ônibus para passar a atender o novo endereço.
Questionada, a prefeitura de Belo Horizonte informou que cerca de 10 mil usuários dos bairros Monte Azul, Maria Teresa, Ribeiro de Abreu, Granja Werneck e Novo Lajedo "vão usufruir de uma estrutura ampliada, composta por dois pavimentos, totalmente acessível às pessoas com mobilidade reduzida, com ambientes acolhedores e humanizados".
NOTA DE POSICIONAMENTO DA PREFEITURA DE BELO HORIZONTE
A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informa que a nova sede do Centro de Saúde MG20 foi reconstruída na rua Padre Argemiro Moreira, 11.900, bairro Maria Teresa, com início de funcionamento previsto para o dia 1º de dezembro. No momento, a antiga sede ficará inativa.
A nova estrutura faz parte do pacote de obras da Prefeitura que prevê a reconstrução de 40 centros de saúde, uma Central de Material Esterilizado e um laboratório central, por meio de Parceria Público Privada (PPP). Todos os centros de saúde contemplados terão espaço físico padronizado e áreas com 100% de acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida.
É importante ressaltar que os usuários da unidade foram informados da mudança por meio de reuniões com a comissão local de Saúde e a secretaria solicitou à BHTrans a alteração do trajeto da linha de ônibus para passar a atender na nova estrutura.
Cerca de 10 mil usuários dos bairros Monte Azul, Maria Teresa, Ribeiro de Abreu, Granja Werneck e Novo Lajedo vão usufruir de uma estrutura ampliada, composta por dois pavimentos, totalmente acessível às pessoas com mobilidade reduzida, com ambientes acolhedores e humanizados. São 17 consultórios médicos e um odontológico; salas de espera, triagem, procedimentos, curativo, coleta, vacina, higienização e multiuso; farmácia; zoonoses; setores administrativos, dentre outros.
A unidade possui três equipes de Saúde da Família com médico generalista, enfermeiro, técnico e agentes comunitários de saúde; equipe de apoio composta por clínica médica, ginecologista e equipe de Saúde Mental; duas equipes de saúde bucal, equipe multiprofissional do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica com psicólogo, fisioterapeuta, farmacêutico, nutricionista, fonoaudiólogo e educador físico. Oferece ainda atividades coletivas como grupos de idosos, grupo de convivência e controle de Diabetes.
NOTA DE POSICIONAMENTO DA BHTRANS
A BHTRANS criou a sublinha 715 (Monte Azul) para atender ao novo endereço do Centro de Saúde, porém o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros (SETRA-BH) ainda não colocou a linha em operação. A BHTRANS vai monitorar a operação e realizar os procedimentos necessários para garantir o atendimento.
Matéria atualizada às 20h51 com o posicionamento do SetraBH