Neste sábado

Morre frei Chico, folclorista e compositor holandês naturalizado brasileiro

Frei Francisco van der Poel, mais conhecido como frei Chico, morreu aos 83 anos em decorrência de meningite

Por Natália Oliveira
Publicado em 14 de janeiro de 2023 | 13:57
 
 
 

Morreu na manhã deste sábado (14 de janeiro) o frei Francisco van der Poel, mais conhecido como frei Chico, que nasceu na Holanda, mas dedicou mais de 40 anos a pesquisa e tradição cultural popular do Vale do Jequitinhonha. 
Por causa da morte dele, aos 83 anos, a prefeitura de Araçuaí, no Vale do Jequitinhonha, decretou três dias de luto, tamanha a importância do frei para a cidade. 

De acordo com informações de jornais de Araçuaí, o religioso faleceu por causa de uma meningite. A prefeitura da cidade “lamentou profundamente” a morte e agradeceu ao frei por todo o trabalho realizado em Araçuaí. 

O frei é fundador do coral “Trovadores do Vale”. Ele é autor de sete livros por cultura e religiosidade. Ele foi membro da Comissão Mineira de Folclore e do Instituto Histórico e Geográfico de MG; conselheiro do Centro da Memória da Medicina da UFMG, docente no Instituto C. G. Jung de MG e palestrante na Secretaria Municipal do Meio Ambiente (BH). Músico da OMB, palhaço do “Pano de Roda” (BH). 

O frei também era uma presença constante em movimentos populares como folias, congados e atividades nos terreiros afro-brasileiros.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!