Ação Civil

MPMG pede suspensão das atividades de mineradora em Ibirité

De acordo com o documento, foram constatados diversos danos ao meio ambiente no local

Por Raíssa Oliveira
Publicado em 13 de julho de 2023 | 08:50
 
 
 
normal

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) ajuizou ação civil pública solicitando a suspensão imediata das atividades da Mineradora Santa Paulina, em Ibirité, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. De acordo com o documento, foram constatados diversos danos ao meio ambiente no local.

Na ação, o MPMG afirma que, ao longo de vários anos, foram constatados diversos danos ao meio ambiente no local. Recentemente, o órgão identificou a utilização, sem licença ambiental válida, de estrada que passa na zona de amortecimento do Parque Estadual da Serra do Rola Moça.

Diante da irregularidade, o MPMG entrou com ação na Justiça pedindo a suspensão das atividades, o fechamento definitivo da mina e a recuperação de todas as áreas degradadas. Foi também requerida a condenação por dano moral coletivo e enriquecimento ilícito.

A ação foi proposta pela Promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente de Ibirité, em conjunto com a equipe do Centro de Apoio Operacional de Meio Ambiente (Caoma). Assinam a ação os promotores de Justiça Domingos Ventura de Miranda Júnior, Carlos Eduardo Ferreira Pinto, Felipe Faria de Oliveira e Lucas Marques Trindade.

A reportagem questionou a Mineradora Santa Paulina e também a Prefeitura de Ibirité sobre a ação e aguarda retorno. 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!