Novo decreto

Nova Lima reabre comércio neste sábado, incluindo bares, clubes e shoppings

Medidas foram tomadas após o governo de Minas retirar onda Roxa em boa parte do Estado. Estabelecimentos poderão funcionar seguindo protocolos de segurança

Por Bruno Menezes
Publicado em 17 de abril de 2021 | 08:08
 
 
 
normal

A Prefeitura de Nova Lima, na região metropolitana de Belo Horizonte, anunciou nesta sexta-feira (16) que o comércio não essencial da cidade vai poder voltar a funcionar a partir deste sábado (17). A medida foi publicada no 11.253/2021 editado pelo prefeito João Marcelo Dieguez (Cidadania). Na prática, bares, restaurante, salões de beleza e academias poderão ter as atividades retomadas desde que sigam todos os protocolos de segurança contra a Covid-19.

A medida foi tomada pela prefeitura após o governo de Minas suspender a onda Roxa em boa parte do Estado, inclusive na região onde o município se localiza. Como Nova Lima está no plano Minas Consciente, a cidade passa agora a seguir as regras que constam na onda Vermelha.

Como mostrou O TEMPO, medidas semelhantes foram tomadas pelas prefeitura de Contagem e Santa Luzia, também na região metropolitana. Em Belo Horizonte, o prefeito Alexandre Kalil (PSD) marcou uma coletiva de imprensa para a próxima segunda-feira (19), onde deve anunciar os rumos da cidade em meio a pandemia.

Como fica em Nova Lima?

 

Para o funcionamento, os estabelecimentos deverão garantir a limpeza e desinfecção dos ambientes, um distanciamento mínimo de três metros entre as pessoas, a disponibilização de álcool em gel e aferição de temperatura de clientes e funcionários. Salões de beleza, clínicas de estética e barbearias só poderão funcionar mediante agendamento prévio do cliente.

Clubes e espaço privados de recreação também estão autorizados a retomar as atividades,  desde que seja feito um agendamento prévio. Espaços fechados e saunas continuam sendo proibidos de serem utilizados nesses locais.

A prefeitura também permitiu a realização de eventos com a presença de até 30 pessoas, desde que o espaço permita ter uma pessoa a cada 10 metros quadrados, com distância de três metros entre elas e que todas estejam utilizando máscara. Hotéis também poderão funcionar com a 50% da capacidade.

Clique aqui e veja o decreto municipal de Nova Lima na íntegra.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!