Nas últimas 24 horas, Minas Gerais teve 2.182 casos novos de infectados pelo coronavírus confirmados, segundo o boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) nesta segunda-feira (10). Desde o início do ano, houve 42.471 confirmações de Covid no Estado.
Isso se reflete no número de casos em acompanhamento no Estado. No dia 31 de dezembro de 2021, o boletim indicava 15.466 infectados sendo acompanhados pelo sistema de saúde. Já nesta segunda-feira, o número saltou para 49.349 casos em acompanhamento. Um aumento de 219%.
O boletim indica que não houve registro de mortes nas últimas 24 horas. Mas isso tem sido comum nos balanços de segundas-feiras, porque muitas prefeituras não inserem no sistema os dados sobre óbitos durante o fim de semana.
De acordo com o infectologista e professor da UFMG Unaí Tupinambás, o crescimento no número de pessoas com Covid é efeito da variante ômicron, que é mais transmissível que as outras cepas. Para ele, não se pode menosprezar o efeito da nova variante, mesmo que boa parte da população esteja imunizada.
"É importante a população saber que só a vacina não vai acabar com essa pandemia. Ainda mais com a variante ômicron, que é muito infecciosa. Temos que manter todas as medidas não farmacológicas: uso da máscara, evitar aglomerações em espaço fechado e higienização das mãos", alerta.
Para ele, o ideal é evitar espaços propícios para a transmissão do vírus. "Não é hora de fazer aglomerações em lugares fechados, principalmente essas festas préCarnaval e, claro, muito menos o Carnaval. A taxa de transmissão está muito alta. Tem muitas pessoas se contaminando".