Os pais que levaram os filhos para curtir a programação do Dia das Crianças no Parque das Mangabeiras, na região Centro-Sul de Belo Horizonte, tiveram a oportunidade de aproveitar a ocasião para colocar o cartão de vacinação dos pequenos em dia. O mutirão, realizado nesta quarta-feira (12), foi mais um esforço da Prefeitura de BH (PBH) na tentativa de aumentar a cobertura vacinal contra a gripe, paralisia infantil e Covid-19. A ação também acontece em shoppings e em outros parques da capital.

Em meio às brincadeiras e atividades voltadas especialmente para as crianças no Parque das Mangabeiras, o auxiliar de faxina Hamilton de Assis Machado, de 51 anos, aproveitou a oportunidade para regularizar as vacinas do filho, Mateus, de 10 anos. “Eu trouxe ele pra passear e aproveitei para dar a vacina. Até tinha muita coisa que estava em dia, mas a da gripe não estava, então foi bom ter vindo prevenido", explica o pai.

Assim como o Hamilton, a assistente social Maria Auxiliadora Pereira, de 50 anos, também aproveitou para vacinar o filho, Nicolas, de 9 anos. “Embora ele sempre esteja com a vacina em dia, descobrimos que ele poderia tomar a vacina da gripe, então valeu a pena", relata.

Consciente do papel que exerce como mãe, ela se mostrou preocupada com a quantidade de pessoas que ainda não se vacinaram, especialmente contra a paralisia infantil - doença erradicada há 33 anos no Brasil. “Isso me preocupa demais e me preocupa ver a recusa dos pais em levar os filhos para se vacinar. A consequência disso recai nos filhos, e não neles”, reclama.

Mãe das pequenas Sophia e Milena, de 1 e 2 anos, Priscila das Mercês trouxe o cartão de vacinação, mas descobriu que estava com tudo em dia. Ela reconhece a importância da imunização. “Os pais têm que estar sempre atentos sobre a vacina das crianças, para prevenir de todas as doenças e deixar eles saudáveis e felizes para poder curtir esse Dia das Crianças”, pondera.