Uma pane em um transformador cancelou peça, concerto e forçou a retirada das pessoas que estavam no Palácio das Artes, no centro de Belo Horizonte, na noite desta quarta-feira (27).

Segundo a assessoria de imprensa, houve uma pane no transformador que leva energia elétrica para o Grande Teatro. "A primeira medida foi liberar o espaço e tirar todo mundo, pois a preocupação era o público, mas tudo aconteceu de forma tranquila", informou.

Pessoas que estavam no Cefart (Centro de Formação Artística e Tecnológica) precisaram sair do local devidoà chegada da fumaça.  Inicialmente, elas foram levadas para o Café do Palácio, mas esse espaço também foi evacuado em seguida, segundo informações de pessoas que estavam no local. O Corpo de Bombeiros esteve no Palácio das Artes e constatou que não há riscos para as pessoas e a própria edificação.

A Polícia Militar esteve no local, mas a situação já estava controlada. Os seguranças, que  conduziram as pessoas com lanternas até a saída do Palácio, disseram que a situação foi rapidamente controlada.

Ainda de acordo com o Palácio das Artes, o sistema de segurança apaga as luzes automaticamente quando tem algum problemas desse tipo. Ainda não se sabe se os próximos eventos serão prejudicados.

Veja vídeo

Peça e concerto interrompidos

A peça Vinte, que acontecia no espaço João Ceschiatti, foi interrompida. O concerto "Músicas de Cinema", que começaria às 20h30 no Grande Teatro, também foi cancelado já com a plateia presente no local.

Segundo o estudante Henrique Corrêa, de 23 anos, não houve pânico entre os espectadores, que saíram tranquilamente do local. "Falaram que tiveram alguns problemas técnicos e teriam que cancelar o concerto. Que quem comprou ingresso poderia ir à bilheteria durante a semana para ser reembolsado", disse.

"Disseram que estava tendo um pique de energia e não teria condições de ter a peça. Mas não vimos fumaça, nem fogo. Foi tudo tranquilo", contou a engenheira civil Karine Oliveira. Ela estava na apresentação da Orquestra Sinfônica. "Iremos voltar amanhã. Deram a opção para voltar ou pegar o dinheiro de volta", acrescentou.

O estudante de teatro Alisson Valentim, de 28 anos, contou que no meio da aula começou uma gritaria. "Saímos da sala e vimos aquela fumaça densa. Os professores disseram que era uma queda de energia e até achamos que era apenas isso, mas outras pessoas disseram que estava pegando fogo e aí espalhou um pânico", disse.

Ainda segundo Valentim, todos foram conduzidos para a área aberta. "Ficamos preocupados, mas foi rapidamente controlado. Depois recebemos o aviso de que as atividades seriam suspensas", acrescentou.

Leia nota oficial da Fundação Clóvis Salgado

"A Fundação Clóvis Salgado esclarece que não houve incêndio nas dependências do Palácio das Artes na noite desta quarta-feira (27/11). A queda de energia do local aconteceu devido a um problema técnico localizado em um transformador. 

O sistema elétrico, por medida automática preventiva, funcionou perfeitamente e interrompeu o fornecimento de energia ao Palácio das Artes. Também por medida de segurança, o Corpo de Bombeiros foi chamado ao local e avaliou não haver risco. Por volta das 23h, a energia elétrica já havia sido reestabelecida.
As atividades que aconteciam em alguns espaços foram interrompidas e o público foi encaminhado de forma segura e calma até a saída do prédio.

Informamos, ainda, que o espectador do concerto Música de Cinema terá a opção de reembolso do valor integral do ingresso ou assistir ao mesmo espetáculo no dia 17 de dezembro, às 20h30, no Grande Teatro. As condições para o reembolso estarão disponíveis nesta quinta-feira, no site da FCS. Já as outras atividades que aconteciam gratuitamente, terão novas sessões."