A Superintendência de Limpeza Urbana (SLU) ainda estuda qual será o destino do lixo recolhido nesse domingo, em Belo Horizonte, durante a votação do primeiro turno das eleições. De acordo com o órgão, foram contabilizadas 53 toneladas de resíduos provenientes de campanhas eleitorais. A região Centro-Sul foi a que teve a maior quantidade de lixo, com cerca de 11 toneladas recolhidas.
Os números ainda não estão fechados, pois ainda há trabalho a ser feito nesta terça-feira (9).
A chuva durante a manhã de domingo fez com que parte do papel espalhado nas vias se aderisse ao chão, gerando riscos aos pedestres e dificultando o trabalho dos garis.
Além disso, os papéis ficaram molhados. A intenção seria mandá-los para reciclagem, mas o material estava contaminado e foi rejeitado pelas cooperativas.
Desde as primeiras horas da manhã desta segunda-feira (8), as turmas de varrição priorizaram novamente os locais onde houve votação. De acordo com a SLU, vilas e aglomerados urbanos também apresentaram significativa demanda ao longo do dia.
Redução
Apesar da grande quantidade de lixo, os resíduos diminuíram muito em comparação às últimas eleições.
Após o primeiro turno das eleições municipais de 2016, a prefeitura retirou das ruas 60,6 toneladas de resíduos provenientes de campanhas eleitorais, como panfletos, cartazes, banners e adesivos. Na ocasião, foi necessária, inclusive, uma "operação rescaldo" durante uma semana após o pleito, em diversas regiões da cidade.
Veja a quantidade de lixo recolhida em cada região de BH:
Centro-Sul: 11.230 kg
Barreiro: 2.990 kg
Leste: 1.300 kg
Nordeste: 2.100 kg
Noroeste: 1.240 kg
Norte: 7.385 kg
Oeste: 8.410 kg
Pampulha: 8.778 kg
Venda Nova: 10.500 kg
Total (parcial): 53.933 kg