Nesta sexta-feira (16), é a vez de pessoas com 41 anos se vacinarem contra a Covid-19 em Belo Horizonte. Os pontos fixos de vacinação e as sete unidades drive-thru permanecerão abertos até as 16h30 de hoje. A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) estima que o público de 41 anos chegue a 33 mil pessoas na capital mineira. O grupo é vacinado com o imunizante da Janssen, o único disponível no Brasil que necessita de apenas uma dose.
A dona de um hotel para pets Ana Carolina Badaró, 41, chegou a um posto na regional Venda Nova por volta das 9h e conta não ter encarado uma fila longa. “Sou a mais nova da minha casa, a única que ainda não tinha sido vacinada. Minha mãe e meus irmãos já se vacinaram há mais tempo, mas não estão abusando e não fizeram nada irresponsável”, conta. Mesmo após a vacinação, todos os cuidados de prevenção contra a Covid-19 devem ser mantidos, já que o coronavírus segue em alta circulação na cidade.
Já o advogado Luís Fernando Condessa, 41, diz ter esperado cerca de uma hora na fila do posto de drive-thru do Corpo de Bombeiros, na avenida Afonso Pena, no Centro de BH, até ser vacinado. Por volta das 11h desta sexta, o local ainda tinha fila. “Eu perdi amigos que tiveram Covid-19, então tomar a vacina é uma esperança de vida e uma tristeza por quem não teve a oportunidade de se vacinar”, diz. Agora, sua filha de 12 anos é a única pessoa de casa que não se vacinou.
Os imunizantes são aplicados exclusivamente nos pontos de vacinação reservados para essa faixa etária em cada regional da cidade, listados no site da PBH. Quem procurar outras unidades não receberá a vacina. A prefeitura informa que os locais são dinâmicos e passam por alterações diariamente, por isso é preciso ficar atento ao site do Executivo municipal para eventuais mudanças.
Para se vacinar, basta levar comprovante de endereço de BH, documento de identidade e CPF. A pessoa não pode ter tomado qualquer vacina contra Covid-19 ou, nos últimos 14 dias, imunizantes contra outras doenças. Quem teve Covid-19 com início dos sintomas nos últimos 30 dias também deve aguardar.
Neste sábado (17), será a vez de as pessoas com 60 anos receberem a segunda dose da vacina. Os locais de vacinação já estão listados no site da PBH.