Em greve há uma semana, os petroleiros da Petrobras irão comercializar botijões de gás de cozinha pelo valor de R$ 40 em Belo Horizonte neste sábado (8).
"Nós, petroleiros e petroleiras da Petrobras, não concordamos com a política de preços dos combustíveis praticada pelo atual governo. Ela faz com que o preço do botijão de gás de cozinha fique mais caro para você!", divulgou o Sindicato dos Petroleiros de Minas Gerais (SindipetroMG).
"O gás de cozinha é derivado do petróleo. E se o Brasil é um dos maiores produtores de petróleo do mundo, por que o gás está tão caro? É porque todos os dias o governo vende uma parte da Petrobrás, aumentado o preço do gás, da gasolina e do diesel. Por isso somos contra a privatização da Petrobras", concluiu.
Ações como essa contra os preços considerados abusivos já ocorreram em outros estados como no Espírito Santo, Paraná, Rio Grande do Sul e Bahia.
BH
O evento na capital mineira neste sábado vai acontecer a partir das 10h na rua Pedro Lessa, 435, bairro Santo André, região Noroeste da cidade.
Cada gás de 13kg será vendido a R$ 40, mas a promoção será somente paras as 200 primeiras pessoas que chegarem ao local. Quem se interessar deve levar um botijão vazio para ser trocado.
Greve
Segundo a Federação Única dos Petroleiros (FUP), a paralisação se deve às demissões em massa, fechamento de unidades da Petrobras e a possibilidade de privatização.
"O consumidor brasileiro é punido por uma política de reajuste de derivados que obriga a Petrobras a acompanhar o preço internacional do barril do petróleo e a variação do dólar. Os petroleiros lutam para alterar essa forma de reajuste dos combustíveis. Por isso, os sindicatos da FUP estão em greve e nas ruas, denunciando o desmonte da empresa", afirmou.
A estatal diz que a paralisação não afeta suas operações. "O movimento grevista iniciado no último sábado não gera impactos na produção nem no abastecimento do mercado", afirmou a empresa, em comunicado.
Em Minas Gerais, há greve na Termelétrica de Ibirité (UTE-Ibirité) e na Refinaria Gabriel Passos (Regap), em Betim, ambas cidades na região metropolitana de Belo Horizonte.