Minas Gerais

PF prende dez que fraudavam combustíveis no Sul e Zona da Mata

Quadrilha se eximia do pagamento de tributos, fraudava volume de combustível no tanque do carro do consumidor e aumentava volume de álcool na composição da gasolina

Por Da Redação
Publicado em 10 de março de 2015 | 20:22
 
 
 
normal

Dez pessoas foram presas pela Polícia Federal por adulteração de combustíveis em oito cidades do Sul do Estado e na Zona da Mata Mineira, nesta terça-feira (10). A operação Mandrake cumpriu dez mandados de prisão temporária, sete mandados de condução coercitiva, 37 mandados de busca e apreensão em Varginha, Três Corações, Campanha, Elói Mendes, Três Pontas, Pouso Alegre, Poços de Caldas, Guaranésia e em Juiz de Fora.

A investigação concentrou-se em três frentes: a manipulação de sistema de encerrantes de bombas, para inserir, no estoque escritural do posto, combustível desviado ou receptado, eximindo-se do pagamento dos tributos; apuração de fraude no volume de combustível que entrava no tanque do veículo do consumidor, sempre em quantidade menor à indicada no marcador da bomba; e apuração defraude na composição da gasolina comum, cujo teor de álcool anidro estava em quantidade superior àquele permitido.

Alguns veículos também foram apreendidos. Os presos responderão pelos delitos de associação criminosa, crime contra a economia popular e ilícito contra a ordem econômica e estoques de combustíveis, podendo cumprir até três anos de reclusão e dez de detenção.

Mandrake

Pelo fato de os infratores utilizarem inúmeros meios fraudulentos para a prática dos delitos, a operação foi batizada de Mandrake, nome do mágico ilusionista, personagem de desenho animado, que enganava as pessoas utilizando de técnicas de hipnose.

Participaram da operação 200 policiais federais, 21 policiais rodoviários federais e auditores da Receita Federal do Brasil.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!