Belo Horizonte

Polícia abre inquérito para apurar anúncio que exclui 'negras ou gordas'

Linha de investigação da Polícia Civil aponta para o crime de racismo

Por Da redação
Publicado em 13 de novembro de 2019 | 20:11
 
 
 
normal

A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) informou que um inquérito foi instaurado nesta quarta-feira (13) para investigar um anúncio de emprego em Belo Horizonte que exigia candidatas que não fossem "negras ou gordas".

Segundo a corporação, a princípio, a linha de investigação aponta para o crime de racismo, já que, conforme a versão apresentada no registro da ocorrência, as palavras ferem um número indeterminado de pessoas, não apenas uma.

Relembre

Um anúncio com o intuito de preencher vagas de emprego destinadas a cuidadores de idosos e com exigências, no mínimo, injuriosas, gerou bastante repercussão nas redes sociais. A mensagem foi supostamente enviada por uma agência de cuidadores de BH a uma psicóloga, que teria repassado a outros profissionais.

O anúncio era voltado à contratação de cinco cuidadoras disponíveis durante o dia e cinco para o período noturno. Segundo descrição, era oferecido R$ 100 por plantão e auxílio vale-transporte. No entanto, havia as exigências de que as interessadas tivessem, pelo menos, três meses de experiências e não fossem negras ou gordas.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!