Um homem de 41 anos foi preso, na manhã desta quarta-feira (12), cultivando maconha dentro de casa, no bairro Anchieta, região Centro-Sul de Belo Horizonte.

O caso foi descoberto após uma denúncia anônima feita há seis meses. Desde então, policiais civis começaram a monitorar o imóvel, localizado na rua Cassiporé. 

“Fizemos campana no local e solicitamos à Justiça o mandado de busca e apreensão. Hoje, descobrimos esse imóvel que tem quatro cômodos com as plantas de maconha com várias idades, ervas secas e também maquinário para a produção da droga”, explicou a delegada Cláudia Marra.

Para que pudesse cultivar as plantas sossegado, o suspeito montou uma espécie de estufa gigante, que tinha vários equipamentos, como sistema de ar condicionado, ventiladores, muitas luzes, telas, exaustor para tentar disfarçar o odor da droga, além de sacos de terra, pedras e fertilizantes.

“As luzes, segundo o autor, são adequadas para esse tipo de cultivo e substituem a luz solar. As telas foram colocadas para evitar que as plantas ficassem balançando e com isso gastasse mais energia. O investigado contou que aprendeu todo esse processo de cultivo pela internet e que gastou R$ 4.500 para montar isso tudo. No entanto, devido ao maquinário, acreditamos que o valor seja maior”, detalhou a policial.

Só queria o óleo

Ao ser preso, o suspeito  afirmou à polícia que possui problemas de saúde e há alguns meses começou a extrair o óleo das plantas para uso medicinal próprio. No entanto, o homem não disse qual a doença tem e o tratamento que faz. 

“Isso tudo em relação ao uso medicinal será investigado. Ele afirmou que fez tudo sozinho, mas vamos averiguar a possibilidade de participação de outras pessoas nesse caso. A denúncia que recebemos também apontava que havia constantemente um fluxo de pessoas na residência”, contou a delegada.

Todo os pés de maconha, potes com sementes, ervas secas e os outros materiais foram apreendidos e encaminhados à delegacia. O homem foi preso em flagrante por tráfico de drogas.