A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) realizou na manhã desta quarta-feira (12) uma operação que visa o combate ao tráfico de drogas em Justinópolis, em Ribeirão das Neves, na região metropolitana de Belo Horizonte. Ao todo, foram cumpridos 26 mandados de busca e apreensão, e 13 pessoas foram conduzidas à delegacia, entre elas um adolescente.

Segundo a PCMG, as investigações tiveram início no fim do ano passado após denúncias anônimas. Também foram levantadas informações de crimes contra o patrimônio e tentativas de homicídio decorrentes do tráfico na região.

De acordo com o delegado Eduardo Hilbert, a quadrilha já vinha agindo há bastante tempo na cidade, e a população era oprimida pela mesma. “Os mandados foram expedidos em uma investigação que apura os crimes de tráfico de drogas e associação para o tráfico de uma organização que já vem agindo há alguns anos em Ribeirão das Neves”, explicou.

“Com a presença da Polícia Civil no local, e as prisões e apreensões realizadas, esperamos uma redução no índice de criminalidade na região”, afirmou.

Equipes da instituição deslocaram-se para os bairros Primavera e Botafogo e áreas próximas. Também foram apreendidos aproximadamente um quilo de substância semelhante à maconha e diversos celulares.

“A principal área de atuação deles é o tráfico de drogas, mas outros crimes advêm do tráfico, como tentativa de homicídio, roubo ameaça. A população dessa região vem sofrendo, sendo oprimida por esses traficantes. A operação de hoje mostra a presença da Polícia Civil no local”, concluiu  o delegado.

A operação contou com o apoio de 150 policiais civis, além da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core), da Coordenação Aerotática e do Canil da PCMG. Com auxílio dos cães Oddin e Indy, a equipe policial localizou a droga em uma mata, ao lado de um campo de futebol conhecido por ser ponto de tráfico de drogas na região.

Os procedimentos foram finalizados na Delegacia Regional de Neves. Ao final na investigação, espera-se que todos os investigados sejam indiciados.