Fiscalização

Polícia Militar vai usar aeronaves para combater os "rolezinhos de moto" em MG

Corporação promete fortalecer o trabalho de fiscalização e prevenção dos crimes de direção perigosa e pertubação do sossego em todo o Estado

Por Alice Brito
Publicado em 27 de dezembro de 2023 | 09:27
 
 
 
normal

A Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) lançou, nesta quarta-feira (27 de dezembro), em todo o Estado, uma operação preventiva de trânsito voltada ao combate à direção perigosa e à perturbação do sossego, nos chamados "rolezinhos" de moto. A ação inclui o uso de aeronaves, que vão auxiliar equipes em solo, identificando áreas de encontro dos grupos. 

A operação é uma resposta aos "rolezinhos" de moto no Natal, quando mais de 100 pessoas foram presas e 1.488 motos foram apreendidas entre os dias 24 e 25 de dezembro em todo o Estado. Os envolvidos desafiam a lei, com manobras proibidas, direção perigosa e escapamentos barulhentos, causando tumulto e transtorno para moradores. 

Além das aeronaves, está mobilizado um efetivo de mais de 300 militares. A ação vai se estender até o início de 2024. “Vamos fazer de tudo para frear essa prática criminosa no Estado", explicou o diretor de operações da Polícia Militar, Flávio Godinho. "Vamos nos fazer presentes. Faremos blitze em aglomerados e em rodovias. Vamos estar presentes em todas as áreas”, acrescentou. 

Conforme a major Layla Brunella, porta-voz da corporação, a escolha pelos locais de fiscalização foi pautada em denúncias feitas por moradores no Natal, além do trabalho do serviço de inteligência da corporação, que monitora grupos em redes sociais

Ela explica ser um entendimento da PM que, em Belo Horizonte, os movimentos nascem em aglomerados e se espalham "por vias movimentadas". Ela cita, como exemplo, as avenidas Cristiano Machado, Antônio Carlos e Silva Lobo. "Há células onde se inicia o processo. Por isso o direcionamento, para evitar que esses grupos se aglomerem", analisou.

Por uma questão estratégica, a PM não divulga a localização exata das aeronaves, que, segundo explica a major Layla Brunella, "vão apoiar com visão privilegiada, com uma percepção de cima, operando para fiscalização preventiva e também em perseguições".

O que diz do Código de Trânsito Brasileiro

Quem for flagrado empinando motocicleta poderá ser autuado pela conduta, classificada pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB) como infração gravíssima. Além de multa no valor de R$ 293,47, o condutor pode perder a permissão de dirigir pelo período de 2 a 8 meses.

O artigo 308 CTB aborda manobras flagradas em rolezinhos: “Participar, na direção de veículo automotor, em via pública, de corrida, disputa ou competição automobilística ou ainda de exibição ou demonstração de perícia em manobra de veículo automotor, não autorizada pela autoridade competente, gerando situação de risco à incolumidade pública ou privada: penas — detenção, de 6 (seis) meses a 3 (três) anos, multa e suspensão ou proibição de se obter a permissão ou a habilitação para dirigir veículo automotor”.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!