Caso Belorizontina

Polícia realiza operação em empresa que fornece monoetilenoglicol a Backer

Mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos na distribuidora que fica em Contagem, na Grande Belo Horizonte

Por Bruno Menezes
Publicado em 16 de janeiro de 2020 | 15:55
 
 
 
normal

A Polícia Civil cumpriu mandados de busca e apreensão na tarde desta quinta-feira (16) no galpão da empresa de produtos químicos Imperquímicos, no bairro Vila Paris, em Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte. A empresa fornece monoetilenoglicol à Cervejaria Backer.

De acordo com o delegado à frente do caso, Flávio Grossi, os materiais recolhidos nessa tarde servirão de base para as investigações. “Estivemos aqui hoje recolhendo amostras, documentos, dando continuidade à operação. São produtos que envolvem toda a cadeia investigativa, da contaminação inclusive”, explicou.

Membros do Conselho Regional de Química estiveram no local junto com a Polícia Civil e disseram que não passariam detalhes para não atrapalhar a investigação. A única confimação dos representantes do órgão é de que após o surgimento das suspeitas de intoxicação através do produto químico nas cervejas, o conselho abriu um processo administrativo e a ação de hoje faz parte desse processo.

O monoetilenoglicol é usado como anticongelante em serpentinas durante a produção das bebidas. O produto é o que a cervejaria Backer alega usar em sua produção. No entanto, o dietilenoglicol, um outro anticongelante, foi encontrado pela Polícia Civil em amostras da cerveja Belorizontina. Este poderia ter intoxicado pessoas que tomaram a cerveja, causando até mortes de algumas. Dezoito casos de intoxicação e pelo menos três mortes estão sendo investigada pela Polícia Civil.

A reportagem entrou em contato com os representantes da Imperquímicas que disseram que os policiais chegaram ao galpão no início da tarde e recolheram amostras. Além disso, a empresa informou que fornece apenas monoetilenoglicol à Backer, nenhum outro composto químico e que está colaborando com as investigações.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!