Polêmica

Policial militar e agente da Guarda discutem sobre moto parada no passeio

Um vídeo gravado mostra a discussão entre os dois agentes; o caso só foi resolvido após a chegada dos superiores

Por Lara Alves
Publicado em 11 de maio de 2019 | 18:55
 
 
 
normal

"O senhor vai rebocar a moto?". A frase é uma das mais repetidas no vídeo de quase dois minutos no qual um policial militar e um agente da Guarda Civil Municipal de Belo Horizonte discutem sobre a moto do segundo que estava parada sobre o passeio.

O caso aconteceu na noite de sexta-feira (11), enquanto os dois estavam em serviço na rua José Cleto, no bairro Palmares, região Nordeste de Belo Horizonte. A picuinha foi tamanha que superiores dos dois precisaram ser acionados para que a briga tivesse fim. 

Informações recebidas por O TEMPO dão conta de que a Guarda havia sido acionada para dar apoio a uma ocorrência que acontecia no local. Ali estava parada uma Base Comunitária Móvel da Polícia Militar e, no momento, uma blitz parava motoristas. 

No início do vídeo, o militar aparece solicitando que o guarda retire a moto de cima do passeio. "Estou pedindo para você tirar a moto e colocá-la na rua. Estou te dando uma ordem legal", impõe o militar. 

"O senhor vai rebocar a moto? Não é ordem legal", retruca o agente. Em dado momento, este pergunta para o outro qual artigo do Código de Trânsito Brasileiro ele estaria violando. O militar responde que não sabe. 

Trechos do vídeo mostram que um segundo policial está gravando toda a discussão entre os protagonistas e, ao fim da gravação, é possível entender que o autor das imagens é um guarda municipal. Ele encerra o vídeo falando: "O tenente aqui está dando uma ordem ilegal, porque o código de trânsito é claro", afirma. 

Veja o vídeo:

PM afirma que tudo foi resolvido

O tenente coronel Frederico Sintra, comandante do 16° Batalhão de Polícia Militar, chefiava a operação. Ele foi chamado até o local e contou que tudo não passou de uma desavença facilmente resolvida. "Os policiais pediram que o guarda municipal tirasse a moto do passeio. Isso gerou aquela discussão. O pedido aconteceu porque é uma questão que envolve a segurança de quem passa pelo passeio", explicou. 

De acordo com Sintra, o superior dos dois guardas foi acionado e ele também para que o conflito tivesse fim. "Tudo se resolveu de forma tranquila. Os guardas voltaram para a atividade deles e nós continuamos a que estávamos fazendo". 

Para ele, "não sobrou nenhum resquício. Foi um fato isolado. Nada atrapalha o bom relacionamento que a PM tem com a Guarda Municipal e vice-versa". 

A Guarda Civil Municipal informou que mantém relações harmônicas com a Polícia Militar. "O episódio em questão representa um fato isolado, que será apurado pela Corregedoria da Guarda para ser oportunamente esclarecido", comunicou em nota.

Atualizada às 20h10. 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!