MPOX

Por falta de doses, BH não começa vacinação contra varíola dos macacos

Previsão era de início da imunização nesta segunda-feira (13), porém, doses enviadas para Minas Gerais só devem chegar na terça-feira (14)

Por José Vítor Camilo
Publicado em 13 de março de 2023 | 10:36
 
 
 
normal

Apesar de o Ministério da Saúde ter anunciado que a vacinação contra a mpox - antes chamada de varíola dos macacos - começaria nesta segunda-feira (13 de março), ainda sem receber suas doses, Belo Horizonte segue sem previsão para iniciar a aplicação do imunizante, que será distribuído apenas para grupos específicos da população. 

De acordo com a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), por meio de sua Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o município ainda aguarda o envio das doses por parte da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG). Por outro lado, o Governo de Minas explica que a previsão é que as doses cheguem ao Estado, enviadas pela União, na terça-feira (14 de março). 

"A Prefeitura reafirma a disponibilidade de pessoal e de todos os insumos necessários para a imediata aplicação do imunizante, tão logo as vacinas cheguem a Belo Horizonte", completou o município, por nota. 

MG receberá suficiente para 50% do público-alvo

Ainda conforme a SES-MG, inicialmente o Estado receberá doses suficientes para vacinar 50% da população-alvo da vacinação pré-exposição. 

"Há a previsão de receber a vacina na Central Estadual de Rede de Frio do  Estado de Minas Gerais no dia 14/03/2023. Sendo 1.077 doses para a pré-exposição (quantitativo total para a Dose 1 e para a Dose 2). O envio de mais doses dependerá do andamento da vacinação e, a depender da demanda local", completa a secretaria. 

Para além disso, Minas também contará com 24 doses para vacinação pós-exposição, que serão distribuídas para os municípios que tenham registrado a circulação do vírus nas últimas 12 semanas. "O que é definido como 10 ou mais casos nas últimas 12 semanas. No Estado de Minas Gerais, o município de Belo Horizonte está incluído no critério para vacinação pós-exposição", disse a pasta. 

Assim que as doses chegarem ao Estado, elas serão acondicionadas, conferidas e separadas na Central Estadual de Rede de Frio, para, somente então, serem distribuídas às unidades regionais de saúde. 

Quem é o público-alvo

A secretaria de saúde de Minas Gerais explica ainda que vacina contra a mpox é indicada para administração em adultos com idade igual ou superior a 18 anos e que sejam considerados de "alto risco para infecção por varíola ou varíola dos macacos".

"O esquema de vacinação é de 2 doses (0,5 ml cada) da vacina MVA-BN Jynneos, de administração subcutânea (preferencialmente deltoide), com 4 semanas de intervalo (28 dias) entre as doses", detalha. 

Confira abaixo quem pode receber a vacina contra mpox:

VACINAÇÃO PRÉ-EXPOSIÇÃO

  • Pessoas vivendo com HIV/aids (PVHA): homens cisgêneros, travestis e mulheres transexuais; com idade igual ou superior a 18 anos; e com status imunológico identificado pela contagem de linfócitos T CD4 inferior a 200 células nos últimos seis meses.
  • Profissionais de laboratório que trabalham diretamente com Orthopoxvírus em laboratórios com nível de biossegurança 3 (NB-3), de 18 a 49 anos de idade.


VACINAÇÃO PÓS-EXPOSIÇÃO

  • Pessoas que tiveram contato direto com fluidos e secreções corporais de pessoas suspeitas, prováveis ou confirmadas para mpox, cuja exposição seja classificada como de alto ou médio risco, conforme recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!