Em plena pandemia de coronavírus, um evento musical que reuniu aproximadamente 80 pessoas precisou ser interrompido por fiscais da prefeitura na tarde desse domingo (19) em Lagoa Santa, na região metropolitana de Belo Horizonte. O evento aconteceu no terraço de um hotel na cidade, com vista para a lagoa principal.

De acordo com o auto de fiscalização, estava ocorrendo uma live, ou seja, uma transmissão ao vivo nas redes sociais de um show de pagode no local. Porém, o que era para as pessoas apenas assistirem a apresentação em casa, se tornou uma grande aglomeração.

Foi verificado que estava ocorrendo o comércio de bebidas alcoólicas para o consumo no local, o que é proibido, de acordo com determinações impostas em decretos municipais. Além disso, imagens mostraram diversos cidadãos usando a máscara de forma errada, como não cobrindo o nariz e a boca, ou pior, nem utilizando.

Multa

Segundo a prefeitura de Lagoa Santa, os organizadores da festa foram notificados, e o caso vai seguir para a Vigilância Sanitária Municipal. Ao que tudo indica, o evento vai render uma multa de R$ 132 mil, a maior prevista na legislação municipal.

Caso isso ocorra, será a segunda vez que tal valor será cobrado por infringimento de regras previstas de combate à pandemia da Covid-19. No dia 15 de maio, o jogador do Atlético Juan Cazares promoveu uma festa no condomínio em que mora na cidade. Ele foi punido com tal multa porque era reincidente.

Há relatos de muitas festas só no mês de maio promovidas pelo meio-campo. Ele chegou a ser advertido verbalmente pel prefeitura, mas não parou com a irresponsabilidade.

Em Lagoa Santa, é proibida a realização de festas em sítios, casas e condomínios com aglomeração e o comércio de bebidas alcoólicas  para consumo dentro dos estabelecimentos e nas áreas públicas.

A reportagem de O TEMPO procurou o DH Airport Hotel, estabelecimento onde aconteceu o evento clandestino, porém, nenhum responsável foi encontrado para falar sobre o assunto. O espaço está aberto para posicionamentos, tanto do hotel, quanto dos organizadores.

Casos

De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela prefeitura nesta segunda-feira (20), Lagoa Santa tem 195 casos confirmados de coronavírus e quatro óbitos em decorrência da doença.