Pandemia

Prefeitura de BH libera eventos com até 600 pessoas, com notificação obrigatória

O decreto que permite a volta das atividades do setor será editado no próximo sábado (3), conforme o Executivo

Por Lucas Negrisoli
Publicado em 01 de julho de 2021 | 14:25
 
 
 
normal

A prefeitura de Belo Horiozonte anunciou nesta quinta-feira (1) em coletiva de imprensa que eventos com até 600 pessoas serão permitidos na capital mineira, caso sigam protocolos especificados. O decreto que permite a volta das atividades do setor será editado no próximo sábado (3), conforme o Executivo.

O secretário municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão, André Reis, informou que shows e teatros com público necessariamente sentado poderão ocorrer com limite de até 600 pessoas. Se esses eventos tiverem "relação com comida ou bebida", o limite permitido cai para 400 pessoas.

Os números máximos devem respeitar até 50% de capacidade dos espaços, como cinemas, teatros, casas de show, etc. Eventos corporativos e congressos serão permitidos a partir de agosto na cidade, também com limite de 600 pessoas. Caso haja necessidade de ampliação do público, haverá análise individual por parte da prefeitura.

Eventos sociais, como aniversários, casamentos, e aqueles sem cunho comercial de forma geral, poderão ser realizados, mas será exigido testagem de todos os participantes ou com PCR negativo datado até 72 horas antes da data, ou teste rápido feito no dia. Pessoas imunizadas com duas doses, ou vacina de aplicação única não precisarão ser examinadas

Leia também:

'Não é possível escolher qual vacina tomar': enfatiza secretário de Saúde de BH
Secretário de Saúde de BH não descarta Carnaval em 2022: 'É possível que sim'
BH libera funcionamento de todo comércio não essencial aos domingos
BH autoriza festas de casamento e aniversário, mas só com imunizados ou testados

Todos os eventos devem ser comunicados à Secretaria Municipal de Polícia Urbana, com quantidade de pessoas participantes, e identificação de cada um deles. 

"Nenhuma delas (atividades de eventos liberadas) é de frequência diária, por isso, o comitê avaliou que teria um menor risco sanitário", informou André Reis. 

Participaram dos anúncios os secretários municiais de Saúde, Jackson Machado, de Planejamento, Orçamento e Gestão, André Reis, de Política Urbana, e o presidente da Empresa Municipal de Turismo (Belotur), Gilberto Castro.

O prefeito Alexandre Kalil (PSD) não compareceu. 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!