Investigação

Prefeitura de BH nega existência de casos de coronavírus na cidade

Fonte ouvida pela reportagem de O TEMPO declara existência de três casos de covid-19 no hospital Lifecenter; há ainda relatos de um quarto caso na cidade

Por Fernanda Viegas, Gabriel Moraes e Lara Alves
Publicado em 15 de março de 2020 | 14:21
 
 
 
normal

Não há casos do novo coronavírus em Belo Horizonte. A Secretaria Municipal de Saúde negou, neste domingo (15), a existência de qualquer paciente na cidade com confirmação para Covid-19. "Os casos relatados até o momento são especulações sem qualquer comprovação laboratorial", declarou a Prefeitura de Belo Horizonte em publicação no Twitter. 

Apesar da declaração do órgão, um servidor do hospital Lifecenter garantiu à reportagem de O TEMPO, no sábado (14), existir três casos confirmados do novo coronavírus em Belo Horizonte. Trata-se de três pacientes em observação na unidade de saúde, instalada no bairro Funcionários, na região Centro-Sul da cidade. Dois deles precisaram ser internados no sábado em uma ala isolada do hospital, nos últimos andares. O terceiro paciente, ao contrário, havia tido diagnóstico para a doença no decorrer da semana, e já estava isolado no local. 

Esses três pacientes não estão nos balanços da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) e do Ministério da Saúde. O hospital Lifecenter negou que há casos confirmados da doença em sua unidade. A empresa, no entanto, suspendeu por tempo indeterminado visitas a pacientes internados em quaisquer que sejam os setores. 

Quarta confirmação

Fora esses três pacientes, há ainda um homem de 42 anos, morador de Belo Horizonte com diagnóstico positivo para o novo coronavírus. Trata-se de um chef de cozinha, de 42 anos. Ele e a mulher estão em isolamento domiciliar desde essa sexta-feira (13). 

"Tem umas duas semanas que ele começou a se sentir muito mal. Ele foi ao posto, fizeram o teste com ele, só que ele testou positivo para dengue. Ele estava com febre de mais de 40 graus e estava com o corpo péssimo. Durante esta semana agora, ele continuou sentindo mal estar, uma gripe que não passava. Fez outro teste e ontem (sexta-feira, 13 de março) ligaram para ele e disseram que ele deu positivo para coronavírus”, contou a mulher à reportagem de O TEMPO.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!