Os bares e restaurantes de Belo Horizonte poderão receber clientes à noite novamente a partir desta sexta-feira (4). Mas o cenário que os frequentadores encontrarão será diferente do que havia antes da pandemia da Covid-19: além da obrigatoriedade do distanciamento entre as mesas e do uso de máscaras, não poderá haver música ao vivo ou transmissão de jogos de futebol.
A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) publicou nesta quinta-feira (3) uma portaria que veta “atividades de entretenimento que possam causar aglomerações, como música ao vivo, projeção de imagens, apresentações teatrais e eventos esportivos”.
O presidente do Sindibares (antigo Sindhorb), Paulo Pedrosa, diz ter sido pego de surpresa pela decisão, e que alguns bares da cidade já haviam contratado músicos para a reabertura. “A gente estava esparançoso de que a prefeitura liberaria a música nos bares, porque não é show para 10 mil, 20 mil pessoas, mas voz e violão. Os músicos estão todos em situação de calamidade pública, sem lugar para tocar”, pontua.
O presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Paulo Solmucci, também é crítico à decisão. "Nos surpreende uma portaria publicada 24 horas antes da abertura dos estabelecimentos, até porque isso não fez parte do nosso acordo e, obviamente, traz transtorno ao setor", diz. A abertura dos locais aos fins de semana foi acordada entre a PBH e entidades do setor em audiência no Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG).
Paulo Pedrosa, do Sindibares, afirma ter esperança de que a liberação da música ao vivo e da transmissão de jogos ocorra ainda neste mês e vai tentar marcar uma audiência com o prefeito para discutir o tema na próxima semana.
Confira como será o funcionamento dos bares e restaurantes na capital:
- Segunda a sexta: funcionamento das 11h às 15h, sem venda de bebida alcoólica. Às sextas, eles podem reabrir das 17h às 22h e comercializar bebidas;
- Sábado e domingo: podem abrir entre 11h e 22h, com venda de bebidas alcoólicas.
Esta matéria está em atualização.