Bares, lanchonetes e restaurantes poderão servir almoço em Belo Horizonte a partir da próxima segunda-feira (24), das 11h às 15h. Na manhã desta sexta-feira (21) a Secretaria Municipal de Saúde detalhou as normas para funcionamento das unidades.
O protocolo completo está disponível no Diário Oficial do Município. Confira destaques sobre como restaurantes e clientes deverão se adaptar para evitar contágio pelo coronavírus:
Quantas pessoas poderão se sentar por mesa?
Como nos outros estabelecimentos comerciais de BH, a entrada sem máscara será proibida. Não será permitido aguardar por uma mesa dentro do restaurante e, nas filas de espera externas, os clientes deverão permanecer a dois metros de distância uns dos outros. Essa distância também deverá ser respeitada entre as mesas, onde só poderão se sentar quatro pessoas. Mesmo os ocupantes da mesma mesa deverão ficar um metro distantes entre si e, contando clientes e funcionários, deverá haver apenas uma pessoa a cada 5 m².
Será permitido consumir no balcão do local, desde que os clientes estejam a um metro de distância um do outro. Mas a preferência deve ser pelo atendimento em mesas na área externa ou nos locais mais ventilados do ambiente. Espaço de entretenimento para crianças será proibido.
Os restaurantes servirão self-service?
O self-service está vedado. Caso o restaurante ofereça buffet, um profissional da casa deverá servir os clientes e os alimentos precisarão ser protegidos por protetores salivares. No caso do atendimento na mesa, todas as refeições serão entregues montadas ao cliente e, na modalidade à la carte, o prato chegará coberto.
A orientação da prefeitura é eliminar o cardápio físico e adotar opções digitais ou cartazes e painéis descartáveis. Caso o restaurante utilize cardápio físico, deverá plastificá-lo e higienizá-lo após cada manuseio.
Para evitar que os objetos sejam tocados por vários clientes, também não haverá saleiros ou vidros de molho nas mesas — os acréscimos serão entregues em sachês individuais. A cesta com talheres, comum em restaurantes, não poderá ser utilizada: em vez disso, os talheres serão entregues em embalagens individuais de papel.
O restaurante aceitará notas e moedas?
O restaurante deverá orientar que os consumidores paguem, preferencialmente, com cartão ou por tecnologia de aproximação. Um funcionário específico será designado para manipular notas e moedas, caso o pagamento seja realizado dessa forma. Outras mudança será nas máquinas de pagamento, que precisarão ser cobertas com filme plástico para facilitar a limpeza. Caixas e balcões deverão ter uma barreira transparente em frente a eles.
Como será a limpeza do restaurante?
A Secretaria Municipal de Saúde pede que a higienização do piso e de superfícies de maçanetas e corrimões, por exemplo, seja reforçada, mas não especifica quantas vezes precisará ser feita diariamente. Já os banheiros precisarão ser limpos de hora em hora, no mínimo.
Nos banheiros, deverá haver sabonete líquido e toalhas de papel, e o número de usuários por vez será restrito — o protocolo não especifica em que medida. Idealmente, as torneiras funcionarão com acionamento automático.
Como o trabalho dos funcionários mudará?
O uso de máscara será obrigatório para todos os funcionários e eles deverão trocar de roupa ao chegar e sair do restaurante. Além disso, aqueles que manipulam alimentos serão orientados a não comer ou usar o celular durante esse trabalho.
As conversas desnecessárias com funcionários também deverão ser desestimuladas pelo restaurante. Será dever dos funcionários, ainda, alertar clientes na mesma mesa que não compartilhem objetos, como talheres copos ou mesmo o celular.
As praças de alimentação de shopping funcionarão?
Praças de alimentação em centros de comércio, galerias e shopping centers também estão autorizadas a funcionar das 11h às 15h, mas contam com algumas regras específicas para isso.
O distanciamento entre as mesas e ocupação máxima de cada uma são os mesmos dos demais restaurantes, e a máscara será obrigatória no ambiente, exceto ao comer e beber. As bandejas não deverão ser utilizadas — no lugar delas, o cliente receberá embalagens descartáveis para viagem.
Para evitar filas, recomenda-se avisar o cliente que o pedido está pronto por senha eletrônica, aplicativos ou mensagem de texto. Refil de bebidas e comidas, em que o próprio cliente se serve novamente, está vedado.