Um motorista de aplicativo de 27 anos acabou detido na noite dessa quarta-feira (6) por transportar 184 kg de maconha no próprio carro. Os tabletes seriam levados até Divinópolis, no Centro-Oeste de Minas, e, de acordo com o suspeito, os proprietários da droga pagariam R$ 1.500 pelo serviço prestado. O crime foi descoberto durante uma fiscalização de rotina da Polícia Rodoviária Federal (PRF), na BR-381, na altura do município de São Gonçalo do Sapucaí, na região Sul de Minas Gerais.

Esta, aliás, não foi a única apreensão grande de maconha feita pela PRF na noite de quarta. Em Belo Horizonte, os agentes conseguiram prender um homem que transportava cerca de 185 kg da substância em um Ford Fiesta. Ele viajava pela BR-381 com destino a Nova Lima, na região metropolitana, onde deixaria a droga. Com isso, em menos de quatro horas 369 kg da droga foram tirados de circulação no estado. 

Três malas de maconha

Segundo a PRF, o motorista de aplicativo detido em São Gonçalo do Sapucaí dirigia um Hyundai HB20 pela BR-381 quando acabou parado durante uma abordagem de rotina. Os agentes suspeitaram do nervosismo do homem e decidiram vistoriar o carro. No automóvel encontraram três malas muito pesadas, no interior delas havia 159 tabletes de maconha, cerca de 184 kg da substância.

Enquadrado por tráfico de drogas, o motorista já tinha uma passagem anterior pela justiça pelo crime de receptação. À PRF, ele declarou que pegou as três malas em um bairro de São Paulo e que receberia R$ 1.500 para transportá-las até Divinópolis, na região Centro-Oeste de Minas Gerais. O suspeito e as drogas foram levados até a delegacia de Polícia Civil de Pouso Alegre, no Sul do estado.

Droga de Foz do Iguaçu

A segunda apreensão ocorrida na mesma noite aconteceu também na BR-381, mas em Belo Horizonte. Durante uma operação para combate ao crime, equipes da Polícia Rodoviária Federal tentaram abordar o motorista de um carro Ford Fiesta que viajava na altura do município de Contagem em alta velocidade e, não bastasse, fazendo manobras bruscas de ultrapassagem. Ao perceber que era seguido por uma viatura, o motorista tentou fugir por ruas laterais da BR-381, isso já na capital mineira. A fuga só terminou depois que o suspeito bateu o carro contra o muro de uma casa na região Oeste de BH. Ele até tentou continuar a escapar a pé, mas acabou capturado.

Os agentes encontraram inúmeros tabletes de maconha no carro que, quando pesados, totalizaram 185 kg da droga. O suspeito declarou que pegou a droga em Foz do Iguaçu, cidade do Paraná fronteiriça com o Paraguai, e que entregaria a substância em Nova Lima, na região metropolitana de BH. A ocorrência seguiu para a delegacia de plantão da Polícia Civil no Barreiro.