O Capitão América e a Branca de Neve mineiros estão distribuindo máscaras para prevenção do coronavírus a moradores de Belo Horizonte. Quem incorporou os personagens foram o radialista e produtor de eventos Rubão Rodrigues, 44, e a namorada dele, a empresária Rayane dos Anjos, 25, que já distribuíram cerca de 6.000 máscaras de pano em apenas quatro dias. Neste sábado (25), a ação ocorreu no aglomerado da Serra, na região Centro-Sul da capital.
"Nós temos fantasias de alguns personagens que usamos normalmente para fazer visitas em hospitais e asilos. Com essa situação da pandemia, como o uso de máscara passou a ser obrigatório, começamos a distribuir máscaras com as roupas de super-heróis para tentar conscientizar o pessoal por meio da brincadeira", conta Rubão.
Eles começaram a distribuir as máscaras em casa, no bairro Boa Vista, na região Leste da capital, para os vizinhos, mas, como a demanda foi grande, encomendaram mais unidades. "Vi que muita gente estava precisando. Comprei o pano, e uma costureira está fazendo a preço de custo", diz Rubão. Até agora, o casal já cerca de R$ 5.000, tudo tirado do próprio bolso.
A prioridade é distribuir as máscaras em pontos com aglomeração de pessoas, como filas de bancos e lotéricas, e em locais de maior vulnerabilidade. "Já fomos no Alto Vera Cruz, Boa Vista, Santa Inês e, agora, no aglomerado da Serra. É um lugar com possibilidade de aglomeração, onde muita gente que não usa máscara. Muitas vezes, a pessoa prefere comprar leite e pão para a casa do que pagar R$ 10 em uma máscara", afirma Rubão.
Ele já encomendou mais 2.000 máscaras para distribuir nos próximos dias. "As pessoas ficam satisfeitas, falando que somos super-heróis de verdade, anjos do combate ao coronavírus. O único detalhe é que o pessoal quer aproximar muito, então a gente leva álcool em gel e higieniza a mão de quase todo mundo. É satisfatório", conta.
Moradora do aglomerado da Serra, a empresária Juliana Moreira, 34, foi uma das presenteadas com a máscara neste sábado. Ela conta que, até então, não estava usando máscara porque não tinha. "Achei a ação deles muito bacana. A iniciativa de sair de casa para distribuir máscara, em um momento em que todos estão mais isolados, é uma demonstração de afeto e carinho", diz. "É importante fazer nossa parte, usar máscara e álcool em gel, lavar as mãos, ficar em casa. O inimigo é invisível, e temos que tomar todos os cuidados", pontua.
O analista pedagógico Mário Eduardo, 37, também ganhou uma máscara de pano do casal. "A iniciativa é maravilhosa, se isso acontecesse mais vezes, a gente ia ficar muito feliz. A Serra é muito carente desse tipo de coisa", afirma.