“Discutir a história e o direito à cidade”. Este é o principal objetivo do projeto “BH é quem? BH é nóis!” desenvolvido com e por alunos da Escola Estadual Divina Providência, no bairro Regina, na capital mineira. Uma visita a serra do Curral, nesta sexta-feira (13), possibilitou os estudantes conhecerem o ponto turístico da cidade.
A “aula” fora do espaço cotidiano fez com que os alunos do ensino médio soubessem mais sobre a serra do Curral que para muitos foi visitada pela primeira vez, conforme conta o professor Fabrício Seixas. “Muitos deles nunca tinham pisado na serra a ponto de associar o nome com algo relacionado, por exemplo a fazenda”.
O “choque de realidade” dos alunos também é destacado pelo docente de História. “Atravessar o alto do Mangabeira, bairro completamente elitizado, despertou a atenção dos alunos. Muitos disseram que até parecia outra cidade”.
A visita a serra do Curral foi guiada e os estudantes ficaram sabendo sobre os possíveis impactos da mineração no espaço. “Minério não deveria ser explorado naquele local, pois vai destruir a vegetação, o espaço verde que temos na cidade. Pela primeira vez fui até a serra e gostei do que encontrei. É importante defender a preservação”, disse o estudante Wesley Alves, de 16 anos.
'Experiência incrível', diz aluna
A ida ao ponto turístico aconteceu com duas turmas da instituição de ensino e Maryssol Almeida, de 16, era uma das visitantes. Ela ressalta a importância do projeto “BH é quem? BH é nóis!” para a formação dela e dos colegas de classe. “É uma experiência incrível pois muitas das vezes não temos a possibilidade de conhecer a nossa cidade. Com certeza todos nós estamos aprendendo em cada visita que fazemos”.
Alguns dos lugares que os estudantes já visitaram: Circuito Cultural Banco do Brasil (CCBB), Museu de Artes e Ofícios dentre outros. Quem quiser conhecer o “BH é quem? BH é nóis!” pode clicar aqui.