Janeiro chegou ao fim em Minas Gerais, com mais um acidente aéreo, desta vez envolvendo um avião que caiu em Itapeva, no Sul de Minas Gerais. Sete pessoas morreram. A chegada de fevereiro também é marcada pelos preparativos finais para o Carnaval. Em Belo Horizonte, a programação oficial já começou.
Durante o mês de janeiro, Minas Gerais também acompanhou uma explosão de casos de dengue. A curva de casos deve continuar subindo em fevereiro, enquanto os municípios se organizam para garantir atendimento médico para os adoecidos e promover fiscalizações de possíveis focos do mosquito Aedes aegypti.
Confira, a seguir, notícias que foram destaque em Minas Gerais na semana entre os dias 28 de janeiro e 3 de fevereiro.
Queda de avião
Sete pessoas morreram em uma queda de um avião monomotor, na manhã de domingo (28 de janeiro), em Itapeva, no Sul de Minas. Conforme o Corpo de Bombeiros, antes de cair, a aeronave se despedaçou no ar, o que é raro. Destroços foram encontrados distantes do local da queda.
Investigadores do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) colheram provas e depoimentos para a elaboração do relatório final sobre a tragédia. Ainda não há prazo para divulgação. Clique aqui e saiba quem são as vítimas.
Dengue em MG
Belo Horizonte e Betim, na região metropolitana, registram as primeiras mortes por dengue em 2024. Cada cidade informou dois óbitos. Na capital mineira, as vítimas são uma mulher de 26 anos, moradora do Bareiro, e uma idosa de 71, moradora da região da Pampulha. Em Betim, morreram uma mulher de 30 anos e uma idosa de 77. As quatro tinham comorbidades. Ou seja, condições médicas pré-existentes que podem ter contribuído para as complicações com a dengue.
Minas Gerais está em situação de emergência devido ao aumento dos casos de dengue e chikungunya. A determinação foi publicada no Diário Oficial do Estado em 27 de janeiro e tem validade de 180 dias. A previsão é de que 2024 seja um ano epidêmico da dengue.
Carnaval
Fevereiro é o mês do Carnaval. Em Belo Horizonte, o período oficial da folia começou em 27 de janeiro e vai até 18 de fevereiro. Estão previstos desfiles de mais de 500 blocos na capital, distribuídos pelas nove regionais da cidade. Neste sábado (3) e neste domingo (4) de pré-Carnaval, há programação para todas as idades e gostos, inclusive com atrações infantis.
Chuva em MG
Devido às fortes chuvas em Minas Gerais, a Prefeitura de Conceição do Mato Dentro, no Alto Jequitinhonha, precisou cancelar todos os eventos de Carnaval, que aconteceriam entre os dias 9 e 13 de fevereiro. O município está em situação de emergência, após um temporal histórico ser registrado.
No domingo (28 de janeiro) uma forte chuva atingiu diversas cidades do Vale do Mucuri. Estradas foram interditadas e pessoas ficaram sem conseguir se deslocar, inclusive para atendimento médico.
Plantão de vítimas de violência
Mulheres que forem curtir o Carnaval de 2024 em Minas Gerais terão mais um aporte na prevenção de violência e importunação sexual durante a folia. O Plantão Integrado Acolhe Minas vai receber e orientar as foliãs que forem vítimas de algum tipo crime relacionado à importunação sexual. A sede do plantão funcionará em Belo Horizonte, mas envolvidos estão sendo capacitados para prestarem o apoio às vítimas em todo o Estado.
Mortes por afogamento crescem
Verão e mês de férias escolares: em janeiro, todos os caminhos parecem levar para algum lago, açude ou cachoeira. Para quem não consegue viajar, piscinas e até baldes, no caso das crianças, já resolvem. Mas a procura por um alívio em meio ao calor precisa seguir métodos de segurança, ou a alegria pode acabar em tragédia. O alerta é do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais. Balanço divulgado pela corporação mostrou que o número de mortes por afogamentos no Estado saltou 26% no último ano – de 259 vítimas em 2022 para 326 em 2023. Só o mês de janeiro concentra 13% das vítimas: foram 42 vidas perdidas nos primeiros 31 dias do ano passado. Neste ano, até o último dia 18, foram registradas 10 mortes por afogamento no Estado.
É por isso que o Corpo de Bombeiros iniciou uma campanha de prevenção de acidentes em cachoeiras, rios, lagos e piscinas logo no início de 2024. Conforme o tenente Henrique Barcellos, assim como janeiro, fevereiro também é um mês de alerta em relação ao risco de afogamento. Além das altas temperaturas, neste ano, por exemplo, o Carnaval também será no segundo mês do ano, aumentando os riscos desse tipo de acidente.