O primeiro mês do ano foi marcado na região metropolitana de Belo Horizonte pelos fortes temporais. A força da água arrastou carros e destruiu vias e casas, deixando milhares de desalojados e desabrigados. Hoje é o primeiro dia de fevereiro. Apesar de ter chovido isoladamente em algumas regiões da Grande BH, o que chama atenção até o momento é o alto número de homicídios registrados em um curto período de tempo pela Polícia Militar (PM). 

Em apenas 12 horas, seis pessoas foram assassinadas. A primeira ocorrência aconteceu em Esmeraldas, às 1h23. De acordo com a PM, uma mulher, de 37 anos, um homem, de 45, e um adolescente, de 15 anos, foram baleados no bairro Dumaville. A mulher chegou a ser socorrida e levada ao Hospital Municipal 25 De Maio, no bairro Novas Esmeraldas, mas não resistiu aos ferimentos. Os policiais informaram que o homem de 37 anos teria envolvimento com o tráfico de drogas. Foi feita uma busca na região para encontrar os suspeitos dos assassinatos, no entanto, ninguém foi encontrado. A Polícia Civil investiga o caso.

A segunda ocorrência ocorreu em Betim. Um homem foi morto à tiros quando chegava para trabalhar, às 8h, em um depósito de materiais de construção no bairro Distrito Industrial Bandeirinhas. Segundo os militares que atenderam a ocorrência, a vítima foi morta pelas costas, já em uma área aberta do depósito. A polícia ainda não tem informações sobre a autoria ou motivação do crime. "Ele trabalhava no caminhão, fazia entrega com meu marido. Era um rapaz bom, trabalhador nunca fiquei sabendo de nada de ruim dele", disse a dona de casa Dulce Elena.

Em Belo Horizonte, um homem foi encontrado carbonizado, às 8h47, em um lote no bairro Dom Silvério, região Nordeste. De acordo com os policiais, ele teria sido vítima de uma vingança de um traficante local. A vítima, ainda não identificada, teria esfaqueado o suspeito. Um jovem de 18 anos estava no local no momento da abordagem dos militares e foi detido para prestar esclarecimentos. A polícia encontrado no celular do jovem, que estava muito agitado, um vídeo com cenas do corpo carbonizado. Ele foi encaminhado para a Central de Flagrantes, no bairro Floresta, região Leste da capital.

O último homicídio foi registrado às 14h51, no povoado de Pedra Branca, em Jaboticatubas, onde uma vítima, ainda não identificada, foi encontrada morta por disparos de arma de fogo. Não se sabe ainda a autoria ou a motivação do crime. A ocorrência ainda está em andamento.