O secretário adjunto de Saúde de Minas, Luiz Marcelo Cabral, admitiu nesta quarta-feira (25) que equipamentos de proteção individual para profissionais de saúde do Estado, principalmente para enfermeiros, podem ter faltado, mas que o problema não vai ocorrer novamente e que foram casos isolados.
De acordo com Luiz Marcelo Cabral, o Estado está realizando compras diretas sem maiores problemas e conforme a legislação federal (de dispensa prévia de licitação), e até o momento as empresas estão atendendo as solicitações. “Podem ter ocorrido problemas de forma pontual, mas o Estado viabilizou as compras, e dificilmente irá ocorrer novamente”, explicou.
Doações
Luiz Marcelo Cabral informou que empresas que desejam realizar doações ao governo de Minas para auxiliar no combate à pandemia do coronavírus devem entrar no portal da saúde e seguir as orientações para doações. Após o preenchimento dos dados, funcionários do Estado vão avaliar se é necessário ou não receber as doações.
Casos em Minas
Atualmente, Minas tem 133 casos confirmados de coronavírus, e outros 14.227 estão sendo investigados. De acordo com o secretário de Saúde, nenhuma morte em decorrência da doença foi confirmada no Estado