Dados sobre a vacinação de sarampo em crianças, além dos números da Covid-19 em Minas Gerais, foram apresentados pelo secretário de Estado de Saúde, Fábio Bacheretti, durante coletiva de imprensa, nesta sexta-feira (24), na Cidade Administrativa.

Segundo o chefe da pasta da saúde, apesar da taxa de positividade do teste PCR na rede pública do Estado estar em alta nas últimas semanas - e atualmente, estar em 18% (na semana passada estava estava 12%) - o índice ainda é baixo.

"Esses dados de positividade ainda estão abaixo do considerado de urgência, além disso, a evolução para casos graves e óbito segue em queda também", salienta. 

Conforme a pasta, 814 dos 853 municípios mineiros não apresentaram óbitos relacionados à doença nos últimos sete dias.

O secretário também disse que o aumento dos casos de Covid-19 vivenciado no Estado reflete dados acumulados. Em boletim diário, a SES-MG divulgou 99 mortes e mais de 14 mil novas confirmações de coronavírus em Minas nesta sexta-feira.

Baccheretti afirmou que o crescimento da busca por atendimento ligado a sintomas gripais é sazonal e esperado. "Não estamos vivendo uma quarta onda, com uma cepa nova de Covid. Estamos vivendo um aumento de casos respiratórios, porque essa época do ano [outono e inverno] tem esse comportamento."

Alerta para crianças

A taxa de internação por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) de crianças de 0 a 9 anos, atualmente, está em 21%. Conforme o secretário, o cenário reflete a sazonalidade, mas também mostra "baixa adesão à vacinação contra Covid dos pequenos".

Os dados mostram que 30% desse público ainda não tomou a primeira dose da vacina, e 50% não foi imunizado com a segunda dose. 

Vacina não mata, o que mata é a doença

"É preciso conscientizar a população para que leve as crianças para vacinar. Temos que combater as fake news e entender que vacina não mata, o que mata é a doença", ressalta.

Com relação à vacina BCG, que estava em falta em algum locais do país, o secretário destacou que em Minas há estoque suficiente, e que já foi feito pedido para o Ministério da Saúde de mais doses.

Vacinação para adultos

O secretário também falou sobre a vacinação para o público adulto. "O Ministério da Saúde espera ampliar a vacinação da Covid-19 para todos os adultos. Ou seja, pessoas acima de 18 anos", destacou. 

Sobre a campanha da gripe, Bacheretti também disse que, em muitos municípios, após a aplicação no público alvo, as doses são liberadas para toda população. 

Falta de contraste de iodo

A Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig) vai fornecer, em modelo de empréstimo, ampolas de contraste de iodo à Santa Casa de Belo Horizonte. Nesta semana, o hospital alertou para o baixo estoque do produto utilizado em tratamentos cardiológicos. 

"A falta de contraste de iodo é um problema mundial, já que o insumo, que vem da China, está em falta", explicou o secretário. Segundo ele, a diretoria da Santa Casa de BH informou que iria suspender os cateterismos por conta do problema. 

"A Fhemig vai repor o produto até que a situação seja normalizada", pontuou.

+ Fhemig empresta insumo para que Santa Casa de BH consiga atender cardiopatas

+ Santa Casa de BH: falta de contraste coloca em risco a vida de cardiopatas