O secretário de de Saúde de Minas Gerais, Carlos Eduardo Amaral, disse não ter expectativa de uma vacina contra a Covid-19 ainda em 2020. “Normalmente, o que se vê é que uma vacina para vírus demora, pelo menos, 18 meses entre desenvolvimento e efetivamente estarem disponíveis para a população como um todo. Essa pandemia começou em janeiro, então é possível que a vacina chegue apenas no inverno do ano que vem, em maio ou junho de 2021. Antes disso, é pouco provável”, apontou, em coletiva de imprensa nesta segunda-feira (29).  

Na última semana, o Ministério da Saúde anunciou uma parceria com a Universidade Oxford, do Reino Unido, para iniciar a produção de 100 milhões de doses de uma potencial vacina a partir deste ano. 

Na coletiva, o secretário adjunto de Saúde, Marcelo Cabral, voltou a reforçar que o hospital de campanha do Expominas ainda não deve começar a funcionar, mas está sendo preparado para necessidade futura. "Iniciamos as providências administrativas e legais para viabilizar o funcionamento da estrutura", disse Cabral, lembrando que o hospital represetará um auxílio de leitos à Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig).  

Em coletiva, Amaral também pontuou que o Campeonato Mineiro de Futebol ainda tem chance de retornar a partir do dia 26 de julho, conforme havia sido sinalizado pela Federação Mineira de Futebol (FMF). A decisão depende, entretanto, de mais avaliações do Centro de Operações de Emergência em Saúde de Minas Gerais (Coes-MG)

Minas é quinto Estado com maior transparência no combate à pandemia, segundo organização

O secretário de saúde destacou, ainda, que Minas Gerais mantém a colocação entre os cinco Estados com maior transparência no combate à Covid-19, divulgado nesta segunda pela organização Transparência Internacional (TI), que monitora ações do poder público pelo mundo. Minas ficou em quinto lugar, empatada com Goiás e atrás de Rondônia, do Distrito Federal, do Ceará e do primeiro colocado, o Espírito Santo. 

Esta matéria foi atualizada às 18h44 do dia 29 de junho