O secretário municipal adjunto de Planejamento Urbano, Marcello de Lima Santiago Faulhaber Campos, foi exonerado de seu cargo nesta sexta-feira (7) e já não compareceu ao trabalho. A decisão está publicada no Diário Oficial do Município (DOM). De acordo com a assessoria de comunicação da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), o afastamento aconteceu a pedido de Campos.
Pelas redes sociais, internautas comemoraram a saída de Campos. “ATENÇÃO, ATENÇÃO, ATENÇÃO! Faulhaber caiu! Atenção, movimentos! Vamos festejar! Convido os blocos do carnaval de BH pra sair em cortejo da Lagoinha em direção à Prefeitura para celebrar a boa nova!”, festejou uma usuária do Facebook. “Certamente pediu a mando de alguém”, comentou outro internauta.
Em novembro do ano passado, durante uma reunião do Conselho Municipal de Política Urbana (Compur) para discutir as políticas públicas do município, Campos protagonizou uma cena que acabou virando caso de polícia. Após ser agredida verbalmente por ele, uma mulher que acompanhava a reunião chamou a polícia para registrar um boletim de ocorrência. Tudo começou depois que integrantes da PBH resolveram adiar a discussão a respeito do projeto Nova BH, sobre o crescimento da capital nos próximos 20 anos. Ao invés de colocar a temática em pauta, começou-se a debater o cronograma da Conferência Municipal de Política Urbana, o que teria deixado representantes da sociedade civil irritados.
Exaltados, os populares passaram a direcionar críticas a Campos. Ele ficou nervoso e, durante a confusão, fez um gesto obsceno com o dedo do meio para uma das manifestantes. Na época, o secretário foi obrigado a se dirigir até uma sala, onde conversou com alguns policiais na frente da vítima e de uma testemunha.
A saída de Campos, no entanto, parece não estar relacionada com este episódio: ele já foi nomeado para assumir a função de Diretor de Negócios da PBH Ativos S/A. Para a Secretária Municipal Adjunta de Planejamento Urbano, foi nomeado Leonardo Amaral Castro.