Começou nesta segunda-feira (23) a segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo. O objetivo dessa fase é imunizar pessoas de 20 a 49 anos, e ela vai até o dia 30 de junho.
No ano passado, 136 casos da doença foram confirmados em Minas Gerais. "A vacinação contra o sarampo será realizada independentemente da situação vacinal das pessoas na faixa etária preconizada”, disse a coordenadora estadual do Programa de Imunizações da Secretaria de Estado de Saúde (SES), Josianne Gusmão.
No Estado, há cerca de 9 milhões de pessoas nessa faixa etária. Para a imunização desse grupo, serão oferecidas as vacinas tríplice viral e a dupla viral. “As vacinas serão distribuídas aos Estados pelo Ministério da Saúde, de forma gradativa, durante o período de realização da campanha”, explica Josianne.
Coronavírus
De acordo com a SES, o Ministério da Saúde recomenda que os municípios adotem uma série de estratégias para evitar aglomerações durante a vacinação.
Cada prefeitura terá autonomia para definir quais estratégias vai adotar, de acordo com sua realidade epidemiológica. Uma recomendação é a disponibilização de um local específico na unidade de saúde para vacinação do idoso, pessoas com doenças e gestantes, separados do local de vacinação direcionado aos demais grupos.
Sarampo
O sarampo é uma doença infecciosa grave, provocada por vírus, transmitida pela fala, tosse e espirro e extremamente contagiosa, podendo ser contraída por pessoas de qualquer idade.
É caracterizada por febre, inflamação das mucosas do trato respiratório, erupção maculopapular generalizada seguida por descamação. A única forma de prevenção é a vacina, fornecida de forma gratuita pelo Sistema Único de Saúde (SUS).