Covid-19

Taxa de transmissão em BH é inferior a 1, mas ocupação de leitos segue elevada

Com a queda da transmissão do novo coronavírus na capital, tendência é que leitos de UTIs sejam liberados

Por Da redação
Publicado em 31 de julho de 2020 | 15:17
 
 
 
normal

A taxa de transmissão do coronavírus em Belo Horizonte atingiu nível inferior a 1, patamar verde pela classificação da Prefeitura de BH, mas outros indicadores, como a ocupação de leitor de UTI segue em alta, com 87% das vagas destinadas à Covid-19 em uso. Apesar disso, segundo o secretário de Saúde de Belo Horizonte, Jackson Machado, no início da tarde desta sexta-feira apenas uma pessoas estava na fila para internação em UTIs, enquanto em outros dias essa fila já chegou a ser de mais de 100 pessoas.

“Às 13h30, tínhamos na fila da central de internações para UTI, um único caso. Já tivemos em outras datas 120, 130 casos, é uma situação de momento, pode ser que daqui a duas horas tenhamos dez, cinco ou nenhum. Embora a gente tenha uma ocupação de UTI de 87%, nossa perspectiva é de diminuição”.

Um dia antes, a taxa de ocupação era de 91%. Com a queda da transmissão, a tendência é que as UTIs sejam liberadas. Sob essa justificativa, a prefeitura de BH mantém o comércio fechado na semana que vem, e a tendência é que a fase 1 da flexibilização do comércio se dê daqui a duas semanas, segundo fontes da PBH. O prefeito de BH, Alexandre Kalil, disse enxergar uma "luz no fim do túnel" para reabertura do comércio da capital.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!