Coronavírus

Taxa de transmissão pela Covid-19 volta para nível de alerta em Belo Horizonte

Apesar do aumento na transmissão, as ocupações dos leitos para a doença se mantiveram em nível verde, que é controlado

Por Letícia Fontes
Publicado em 10 de novembro de 2020 | 19:30
 
 
 
normal

Um dia depois de progredir à fase controlada, a taxa de transmissão do coronavírus em Belo Horizonte voltou ao estado de alerta, de acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela prefeitura da capital nesta terça-feira (10). O número médio de transmissão por infectado pelo novo coronavírus marcou 1,01, segundo a PBH. Ou seja, 100 pacientes infectados transmitem a doença para 101 moradores.
 
Ontem, depois de uma semana inteira em estado de alerta, o índice havia permanecido na fase controlada, abaixo de 1, em 0,99. O estado de alerta, segundo especialistas, exige atenção, porque quando o índice está acima de 1,00 pode ser um indicativo de aumento da epidemia de Covid-19. 
 
Mas, apesar do aumento da taxa de transmissão do vírus na cidade, outros dois indicadores de monitoramento da epidemia de Covid-19, usados pela prefeitura para tomar decisões sobre a reativação das atividades econômicas, estão controlados, abaixo dos 50%. De acordo com o boletim, o número de ocupação de leitos de UTI é de 30,6%, já na enfermarias 28% na capital.
 
Ainda segundo com o balanço divulgado nesta terça-feira (10), nas últimas 24 horas foram registradas 191 novos casos da doença na capital e dois novos óbitos. Até o momento, Belo Horizonte já registrou 49.863 infectados pelo vírus e 1.530 mortes por causa da doença. 
 
 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!