PROTESTO PACÍFICO

Taxistas de BH aderem ao terno como protesto contra o uso do Uber

Categoria pede que população esteja a seu favor; nessa quinta, motoristas que usam o aplicativo ofereceram viagens de graça

Por CAROLINA CAETANO
Publicado em 17 de julho de 2015 | 08:37
 
 
 
normal

Nesta sexta-feira (17), dois grupos de taxistas de Belo Horizonte rodam usando terno e gravata. A ação é uma forma de protesto contra o uso do aplicativo Uber, que conecta passageiros a motoristas particulares.

De acordo com o taxista Charles Alcântara de Souza, de 35 anos, a ação foi criada como uma manifestação pacífica. “Depois das confusões entre taxistas e motoristas do Uber, os grupos 'Uai Noturno' e 'Táxi Legal' resolveram mostrar à população que não queremos briga. Estamos aqui para prestar o melhor serviço”, disse o profissional.

Ainda segundo ele, a intenção também é conscientizar os usuários. “O Uber é ilegal. Precisamos que a população esteja a nosso favor”, desabafou.

O taxista Hebert da Mota, de 43 anos, começou a trabalhar de terno às 5h. “Os passageiros acharam diferente. Expliquei que podemos oferecer um bom serviço. Nós, taxistas, queremos tratar bem os clientes”, disse o motorista, que vai rodar até as 16h.

Nessa quinta-feira (16), os motoristas do Uber ofereceram aos usuários viagens de graça. A campanha levou o nome de #UberLOVE Day.

Atualmente, o Uber atende em mais de 300 cidades no mundo.

Confusões entre taxistas e motoristas particulares

Nas últimas semanas, a Polícia Militar registrou algumas ocorrências de confusão entre taxistas e motoristas particulares.

No dia 6 de julho, cerca de 60 taxistas teriam armado uma espécie de "tocaia" para um motorista que realiza atendimento a partir do Uber.

No dia 14, um outro motorista que usa o aplicativo afirmou ter sido agredido por dez taxistas na avenida Alfredo Balena, no bairro Santa Efigênia, na região Centro-Sul de Belo Horizonte. 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!